Nas Bancas

Isabel de Santiago

Isabel de Santiago

João Lima

A escolha de... Isabel de Santiago

Aos 39 anos, a comunicadora na área da saúde está a desenvolver um projeto sem fins lucrativos na ilha de São Tomé, de onde é natural.

Joana Carreira
7 de novembro de 2010, 18:53

Isabel de Santiago, de 39 anos, nasceu em São Tomé e é uma apaixonada pela ilha. É lá que está a desenvolver uma instituição sem fins lucrativos destinada às crianças da ilha e que será denominada Academia Desportiva Nuno Gomes.

Mulher dos sete ofícios - já passou pelo direito, pela política, pela saúde e pela comunicação -, tem um núcleo familiar numeroso, que inclui os seus filhos, Maria Francisca, de 12 anos, Maria Constança, de 11, e Joaquim, de oito, o namorado, o consultor comercial Francisco Norton de Matos, e os filhos deste, Margarida, de 18 anos, Francisca Maria, de 12, e Salvador, de oito, que passa todos os momentos disponíveis.

A Viagem
São Tomé e Príncipe
Indubitavelmente! Aqui perdemos a essência do que somos e revestimo-nos de uma pessoa melhor. Foi a terra onde nasci. É todo o meu ADN. Falo o dialeto forro (são-tomense) e preservo. Entramos numa densa floresta - o Príncipe é ainda mais especial - que é uma oferta bruta da Natureza. O futuro promete para os turistas amantes do mar. Em São Tomé e Príncipe qualquer semente deitada à terra dá fruto e tudo o que desejar, o mar oferece-lhe - numa gamela (tabuleiro) ou numa andala (folha de palmeira)... É um arco-íris de mistério. De magia (natural e mailongo). Quem entra, de lá nunca mais sai, salvo se tiver um coração impuro. A terra encarrega-se do desvio...

O Livro
"Entrevistas de Nuremberga"
Este livro descreve as revelações feitas por nazis ao psiquiatra americano Leon Goldensohn, em 1946. Foi organizado por Robert Gellately e publicado decorridos 60 anos sobre os julgamentos de Nuremberga. Mostrou-me a essência da maldade humana. Para mim, a vida divide-se em gente do Bem e gente do Mal. E sempre que vejo a maldade humana - todos os dias -, lembro-me deste livro e da má psiquiatria de tanta gente que nos rodeia.

O Filme
"Quero Sonhar Contigo"
Trata-se porventura do menos conhecido dos filmes da dupla Astaire/Rogers e, talvez por isso, um dos mais surpreendentes, pela inclusão de um clima onírico onde o domínio da psiquiatria, na exploração do tema da psicanálise, começava a estar na moda, envolvendo a sequência do sonho de Ginger, e um irresistível número a solo de Astaire com as bolas de golfe. Eu quero sonhar. Sempre.

O Fim de semana
Sierra de Béjar, em Espanha
Uma fuga para fazer esqui, entre o céu e a Terra. Sierra de Béjar, em Espanha, fica a cerca de três horas e meia de Lisboa, junto à Sierra de Francia, onde corremos os bosques que servem de cenário às caçadas do rei Juan Carlos. Ali, a busca pela Natureza não termina. Qualquer pista me serve. Adoro deslizar, em adrenalina plena, por uma boa montanha, para onde dou uma bela escapadela com os filhos, que são já fãs... Filho de peixe sabe esquiar.

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras