Nas Bancas

Maria da Conceição Zagalo

Maria da Conceição Zagalo

D.R.

A escolha de... Maria da Conceição Zagalo

É fundadora e presidente do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, que leva a cabo a maior ação de voluntariado empresarial realizada no nosso país, o GIRO.

Joana Carreira
31 de outubro de 2010, 20:54

Nascida a 13 de outubro de 1952, em Riachos, no Ribatejo, Maria da Conceição Zagalo é membro fundador e atual presidente da direção do GRACE - Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, que está a promover, até ao final deste mês, a 5.ª edição do projeto GIRO, a maior ação de voluntariado empresarial a nível nacional. Diretora da Divisão de Marketing, Comunicações e Cidadania da IBM, empresa onde trabalha há 37 anos, em 2007 foi distinguida pela Amnistia Internacional "pela sua especial dedicação às causas sociais", juntamente com 25 mulheres de todo o mundo. Entre abril e maio deste ano, realizou um projeto de voluntariado no Vietname.

O livro
'Os Maias"
Lido em tempos de colégio por obrigação, hoje leio-o por devoção. Porque me faculta uma perspetiva tão histórica quanto afetuosa de alguns pontos de Lisboa, como o Chiado, o Rossio ou a Casa Havaneza. Mas também o Equador, de Miguel de Sousa Tavares, que me levou a descobrir, apreciando-a de forma diferente, a genialidade de um autor até então para mim camuflada por uma estranha capa de ironia.

O filme
"Música no Coração"
Ao longo de cinco décadas de existência, tenho visto muitos e muito bons filmes. Mas ao pensar na Sétima Arte, The Sound of Music vem-me de imediato à ideia... e, ano após ano, leva-me a parar em frente do ecrã da televisão em Dia de Natal.

O concerto
Yolanda Soares
Metamorphosis, de Yolanda Soares. Arrojado, permite-nos uma sensação bem balanceada entre o desconhecido e o diversificado. De elevada qualidade, foi razão de mecenato cultural por parte do Montepio, membro associado do GRACE.

O restaurante
Vários, no Ribatejo
A Lezíria Ribatejana, o do Hotel Lusitano, na Golegã, ou o Central, ali nas imediações. Permitem-me momentos de descanso e de lazer em dias quentes de verão, num bar à beira de uma piscina estrategicamente posicionada. Ou, em tempos mais invernosos, têm como cenário uma lareira que inspira a leitura, uma boa conversa ou um cerrar de olhos entre um chá fumegante e um campino, bolo regional a não perder. Porque confinam com Riachos, a minha terra natal, que recupero a cada fim de semana.

A viagem
Vietname
É um país de belezas naturais que, numa versão ainda razoavelmente preservada, nos oferece um périplo entre a tradição e a modernidade. Desde Hanoi a Can Tho, no Delta Mekong, passando por Ho Chi Minh ou Halong Bay, deparamo-nos com cenários e estilos de vida fascinantes, referências únicas de/e para a vida. Com gente simples, bonita... que acolhe bem e gosta de ser bem acolhida. Recomendo!

A iniciativa
GIRO
O GIRO - Grace, Intervir, Recuperar e Organizar, que no mês de outubro leva mais de 600 colaboradores das empresas associadas do GRACE a trocar, por um dia, o escritório por trabalho comunitário em instituições de solidariedade social e em associações de base local. A decorrer em Lisboa, Porto e Algarve, é a maior ação de voluntariado empresarial em Portugal.

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras