Nas Bancas

Tiago Pires

Tiago Pires

D.R.

A escolha de...Tiago Pires

Em 2009, foi o primeiro português a classificar-se para o World Circuit Tour. Posicionado entre os melhores surfistas do mundo, foi o primeiro a ser nomeado para um Globo de Ouro.

Melissa Tavanez
24 de outubro de 2010, 20:27

Começou bem cedo a fazer-se às ondas fortes do mar da sua Ericeira natal e depressa lhes aprendeu os segredos. Conhecido no meio do surfe por Saca, Tiago Pires, de 30 anos, foi vice-campeão do mundo sub-18, em 1998, e vice-campeão do mundo sub-21, em 2000. Desde 2007, faz parte do circuito de elite do ASP World Tour, exclusivo aos melhores 45 surfistas do mundo, estando, em 2010, no 13.º lugar desta tabela.

Apesar da desilusão de ter sido eliminado na repescagem do Rip Curl Pro Portugal, que se disputou recentemente em Peniche, Tiago prometeu aos seus fãs digerir esta derrota o melhor possível, para poder enfrentar, mais forte, o Quiksilver Pro Portugal, que decorre até ao próximo dia 24, na Ericeira. Onde se sente como... peixe na água.

A praia
S. Lourenço
Aqui, na Ericeira, a praia onde passei férias em miúdo e onde me pus em pé pela primeira vez. Uma pequena baía mágica, com areia grossa, bem como eu gosto! É uma pena terem construído tantas casas à sua volta, mas, mesmo assim, continua a ser uma praia linda.

A música
"Obstacle 1"
Esta música dos nova-iorquinos Interpol faz-me vibrar e dá-me vontade de dançar e fazer surfe!

O destino de surfe
Bali, Indonésia
Talvez o destino mais explorado de todos, mas não consigo voltar de lá insatisfeito! Acho que tem oferta para todos os gostos, a cultura é interessante e os indonésios são muito afáveis.

O restaurante
Pizzaria Pão d'Alho
Recomendo o restaurante aqui na Ericeira onde como há quase vinte anos: a Pizzaria Pão d'Alho, do meu amigo e fã incondicional Luís Reis. Como adoro comida italiana, sinto-me um sortudo por viver ao pé deste restaurante.

A viagem
A bordo de um iate
A minha viagem de sonho seria num iate emprestado pelo Ibramovich, onde pudesse levar todos os meus amigos com as suas respetivas. Apanharíamos ondas de sonho sozinhos e, de vez em quando, poderíamos atracar num porto e conhecer uma megacidade. Detalhe: esta viagem seria para demorar largos meses!!!

O ídolo
José Gregório
É de longe o melhor surfista português de sempre. Tricampeão nacional de surfe, e atual diretor de prova do Quiksilver Pro Portugal, que acontece na Ericeira até 24 de outubro, o "Grego" é o exemplo de que "há vida para além do surfe". Foi graças a este grande amigo que me iniciei nestas lides, sempre na expectativa de "apanhar a onda" dele. A minha grande ambição é conseguir um dia ser para alguém o que ele é para mim.

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras