Nas Bancas

users_0_15_mono-44bf.jpg

FOTOGALERIA: Festa CARAS reúne convidados do norte em cenário de sonho

O Palácio da Brejoeira foi palco de uma festa única.

Joana Carreira
18 de setembro de 2010, 14:31

Fotos: Joaquim Norte de Sousa / Luís Coelho

Há festas inesquecíveis, seja pelo local onde se realizam, pelo ambiente que se cria ou pelos convidados que se reúnem. E há mesmo as que conseguem reunir todos estes ingredientes, tornando-se únicas para quem nelas participou. Foi o que aconteceu com a Monção Summer Fashion/Brejoeira Fashion Party. Tendo como cenário o Palácio da Brejoeira, no Alto Minho, foram milhares as pessoas que não quiseram perder esta festa que juntou música, moda e dança. Já com a Lua bem alta, jovens criadores finalistas do Portuguese Fashion News e do Acrobactic, e nomes como Elisabeth Teixeira, Jordann Santos, Katty Xiomara, Júlio Torcato, Anabela Baldaque, Dôres Ozório, Carlos Gil e Fá-
tima Lopes
mostraram as suas criações junto à fachada do palácio.
Na plateia deste desfile, José Emílio Pedreira Moreira, presidente da Câmara Municipal de Monção, era um espetador particularmente atento. Estando neste cargo há 13 anos, o autarca não escondeu o orgulho que sentiu por ver que a sua terra é capaz de atrair milhares de pessoas, como se pôde ver neste evento: "Penso que Monção está na moda e houve aqui a simbiose perfeita de cultura, arte, história e modernidade. Monção tem espaços magníficos para estes eventos e empenhámo-nos de alma e coração na ideia de se organizar cá um desfile de moda. E é bom descentralizarmos as coisas do Porto e de Lisboa. Há mais terras com potencialidade para estas iniciativas."
Quem também se empenhou na organização deste evento foi Manuel Serrão, que, no final do desfile, fez um balanço francamente positivo da iniciativa. "Foi uma aposta ganha. A adesão das pessoas superou as nossas melhores expectativas e estamos muito satisfeitos. Conseguimos fazer um evento de dimensão nacional em Monção com estilistas e músicos portugueses, e estamos todos de parabéns", considerou, com o sentido de dever cumprido e vontade de repetir em 2011: "Já estamos a pensar em fazer melhor para o ano!"

Mas nem só de moda e música se falou nesta noite. Assunto de conversa em todos os grupos de pessoas foi o próprio Palácio da Brejoeira, uma imponente obra arquitetónica do século XIX, em estilo neoclássico. Emílio Magalhães, administrador da sociedade Palácio da Brejoeira Viticultores SA, referiu à CARAS a importância de se abrirem espaços únicos como este ao público: "Sentimo-nos muito contentes por este evento estar a acontecer aqui. Abrimos ao público no dia 1 de julho e este foi praticamente o primeiro grande evento aqui realizado. Este palácio é um ex-líbris do Alto Minho e era uma pena estar com as portas fechadas."

Domingas Leite Castro, uma das presenças mais habituais nas festas do Porto, estava de férias em Moledo e fez questão de ir a Monção com o marido, Vítor Ferreira, para se divertir nesta noite tão animada. Apreciadora da Natureza, a relações-públicas elogiou a iniciativa de se organizar um evento num local com paisagens tão únicas do nosso país: "Costumamos vir para esta zona há muitos anos. Temos casa em Moledo e passámos lá o fim do verão. Adoro o verde desta paisagem, as montanhas, o rio... E esta festa está a ser giríssima! O palácio é digno de um conto de fadas. Está tudo maravilhoso!"

Antes de se juntarem às cerca de quatro mil pessoas que estiveram na festa, os convidados da CARAS jantaram na Casa do Curro, no centro de Monção. Intimista e volante, a refeição privilegiou a gastronomia da região, rica em legumes e enchidos. Bacalhau com grelos e batata a murro foi o prato principal, depois das entradas regionais servidas no átrio desta casa solarenga cuja construção remonta ao século XVII. Em família, e relativamente perto de casa, Ana Sousa realçou a aposta no Norte. "Achei excelente terem resolvido fazer a festa cá em cima. A maior parte dos eventos acontece no Sul, e no Norte também há pessoas interessantes. Estão de parabéns! O local da festa não podia ter sido melhor escolhido. O palácio é lindo."
Com tão bons resultados, a Monção Summer Fashion tem tudo para continuar já no próximo ano.

*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras