Nas Bancas

Alexandra Lencastre: Lágrimas e emoção no regresso ao teatro

No papel de Blanche Dubois, a atriz regressa aos palcos no Teatro Nacional D. Maria II com a peça 'Um Eléctrico Chamado Desejo'.

Joana Carreira
12 de setembro de 2010, 10:27

Há alguns meses, Alexandra Lencastre já tinha avisado que estava em "pânico" com o regresso ao teatro mais de uma década depois da última apresentação em palco. E a verdade é que, no final do ensaio corrido para a imprensa, da peça Um Eléctrico Chamado Desejo, a atriz não conseguiu conter as lágrimas: "As últimas cenas foram muito fortes. As lágrimas são verdadeiras. Estava muito emocionada e, neste momento, as emoções ainda estão completamente a chocar umas com as outras", explicou Alexandra, ainda a viver a sua personagem, Blanche Dubois, uma mulher frágil e solitária que vive num mundo de fantasia.

Lúcia Moniz e Alexandra Lencastre
Lúcia Moniz e Alexandra Lencastre
Mike Sergeant
Questionada sobre os pontos que terá em comum com a personagem que interpreta, a atriz respondeu, com um sorriso:
"Existem pontos de contacto, mas não tantos como imaginam.
[risos]
Apesar de tudo, acho que estou um bocadinho mais sã que a Blanche. Por outro lado, tenho imensa inveja da sua capacidade de sobrevivência. Face a tanta desgraça e estando sozinha, não sei se não teria capitulado. No final, acabo por invejar a sua capacidade de sobrevivência."

Ainda relacionando a sua vida pessoal com a da personagem que interpreta, Alexandra acaba por concluir:
"Por vezes, a futilidade pode dar muito jeito, tal como as máscaras que vamos construindo umas sobre as outras para nos protegerem do mundo que é agreste ou até do nosso próprio passado."


*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras