Nas Bancas

Filomena Pinto da Costa: "Sinto-me enganada, destroçada e magoada"

A mulher de Pinto da Costa reage ao romance, assumido em público, do marido com uma brasileira de 23 anos.

Su Cabaço
30 de abril de 2010, 17:18

Confrontada com o facto do marido ter assumido publicamente, na passada sexta-feira, dia 23 de Abril, a relação que mantém há alguns meses com uma jovem brasileira, Filomena Pinto da Costa declarou, em exclusivo para a CARAS, que se sente "enganada, destroçada e magoada": "Nunca pensei vir a passar pela mesma situação duas vezes seguidas. A falta de respeito pela minha pessoa, pela minha família e pelos meus amigos, pessoas de respeito e honradas, é deveras inqualificável."

Jorge Nuno Pinto da Costa, de 72 anos, foi fotografado, sorridente e feliz, na companhia de Fernanda Miranda, de 23, na estreia da peça Mendes.Come, no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, acabando com a especulação que, desde o início do ano, tem alimentado muitas notícias na imprensa.

Perante tais evidências, a ainda mulher do presidente do Futebol Clube do Porto conta que foi apanhada de surpresa por esta traição: "Nada me fazia supor isto, até porque a nossa vida conjugal decorria em perfeita normalidade."

Fernanda Miranda e Jorge Nuno Pinto da Costa
Fernanda Miranda e Jorge Nuno Pinto da Costa
Mike Sergeant

Casados - pela segunda vez - desde Outubro de 2007, o presidente portista e a directora da Associação Mulher Atenta têm sido notícia pela sua união sui generis, que muitos consideram ser apenas um contrato, visto ter acontecido, algo inesperadamente, em pleno auge do processo Apito Dourado, no qual Pinto da Costa era arguido (recorde-se que em tribunal este teve também de enfrentar a sua ex-namorada, Carolina Salgado). Ou porque moravam em casas separadas, ou porque sempre foram conhecidas as relações extraconjugais de Pinto da Costa, este casamento sempre pareceu tremido e manteve-se debaixo da atenção da imprensa.

Visivelmente abalada e perplexa, Filomena Pinto da Costa (que no dia em que se casaram pela segunda vez afirmou estar "a viver um sonho" e assegurou: "Desta vez temos a certeza que é mesmo para a vida.") confessa-se "surpreendida e estupefacta com a atitude 'infantil' e irresponsável do meu marido. Casados há quase três anos, depois de tanto pedido de perdão e perante o testemunho de cerca de 400 convidados, amigos, família e os mais ilustres da nossa sociedade, entre os quais o Exmo. Sr. general Ramalho Eanes e esposa, por quem tenho o maior respeito e apreço"...

E Filomena esclarece que Jorge Nuno ainda não lhe deu qualquer explicação: "Até há data, e apesar das diversas tentativas de contacto sem resposta, continuo sem uma explicação e, portanto, continuo sem entender. Continuo à espera de uma conversa e de uma explicação para todo este cenário. Tudo quanto tenho tido conhecimento é pura e simplesmente através da comunicação social."

Jorge Nuno e Filomena Pinto da Costa
Jorge Nuno e Filomena Pinto da Costa
CARAS

Mas não foi só Filomena Pinto da Costa que foi apanhada de surpresa. Na plateia do Sá da Bandeira, alguns dos amigos de Pinto da Costa mostraram-se um pouco constrangidos com a situação, mantendo-se à margem da agitação, que, inevitavelmente, se criou em torno do presidente do FCP e de Fernanda Miranda. Ainda assim, quando entrou no teatro, de mão dada com a jovem, Pinto da Costa foi aplaudido pelo público, que quis certamente enaltecer a coragem e masculinidade com que aquele assumiu mais um caso extraconjugal.

Sentado na primeira fila, ao lado de Ana Maria e Fernando Póvoas, o casal de apaixonados assistiu ao espectáculo sorridente e sempre de mão dada. Os constantes gestos de carinho de Fernanda Miranda foram sempre retribuídos por Jorge Nuno, que não escondeu o seu encantamento, dando segurança a Fernanda nos momentos em que esta se mostrou mais frágil, como quando estavam a ser alvo das objectivas dos fotógrafos. Discreta e sóbria na postura, a jovem escolheu o preto para esta estreia, mas nem assim desviou as atenções do anel de brilhantes que exibia no dedo anelar da mão direita. Um anel a mais para a jovem brasileira, um a menos para Jorge Nuno, que apareceu sem aliança...

Filomena e Jorge Nuno Pinto da Costa com a filha, Joana
Filomena e Jorge Nuno Pinto da Costa com a filha, Joana
Joaquim Norte Sousa

A sessão fotográfica continuou após o espectáculo e, como tinha acontecido à entrada, o casal deixou-se ficar a jeito, sempre sorridente. Quanto a declarações, só sobre Mendes.Come: "Gostei muito. O Fernando Mendes é um humorista que não é fedorento. Sabe fazer rir e ser cómico sem ofender ninguém nem cheirar mal", frisou Pinto da Costa, enquanto Fernanda se mantinha em silêncio na sua retaguarda. Aliás, a jovem brasileira não conversou com nenhum dos amigos do namorado, o que foi mais uma prova do constrangimento de todos perante a situação.

Quem parece querer manter-se à margem desta história é a filha de Jorge Nuno e Filomena, Joana, que nessa noite assistiu com o namorado, Filipe Pires, à estreia de Annie, no Rivoli, a poucos metros do Sá da Bandeira. Joana Pinto da Costa e a nova companheira do pai têm a mesma idade e ainda não se conhecem.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras