Nas Bancas

VÍDEO: Grupo animado dá as boas-vindas à Primavera na paisagem alentejana

"Adorei o hotel, o grupo, estava tudo óptimo e, ainda por cima, tivemos sorte com o tempo." (Patrícia Piloto)

Andreia Guerreiro
14 de abril de 2010, 18:21

VÍDEO: João Lima
TEXTO: Andreia Cardinali / Marta Mesquita

Depois de um Inverno rigoroso, apetece celebrar a chegada da Primavera. Os dias de sol, as tardes passadas ao ar livre e as roupas mais leves fazem as delícias de quem já espera há tanto tempo pelas temperaturas amenas desta época do ano. Para celebrar o início desta estação, a CARAS e a Seat convidaram um grupo de figuras públicas para passar um fim-de-semana em plena paisagem alentejana.

Foi ao final do dia de uma sexta-feira que os convidados deixaram o rebuliço da cidade e chegaram ao Hotel Caminhos de Santiago, em Santiago do Cacém. Apesar do seu design moderno e do protagonismo do preto na decoração, este espaço está perfeitamente inserido na paisagem e convida quem por lá se passeia a relaxar, seja dentro ou fora de portas. A decoração deste hotel, elogiada por todo o grupo, foi feita por Cristina Santos e Silva, que integrou, juntamente com o marido, José Pinto, e com as duas filhas, Rita, de 19 anos, e Mariana, de 15, este divertido grupo. Foi com um entusiasmo contagiante que a decoradora explicou em que é que se inspirou para criar este ambiente único: "O projecto de arquitectura já existia e a ideia era humanizá-lo. Criei uma relação muito estreita com a proprietária, Cristina Rito, que, sendo alentejana, conhecia muito bem as suas raízes e os objectos de artesanato que pretendia. Palmilhámos o Alentejo à procura das velhinhas que faziam as mantas, das irmãs que faziam o trabalho dos trapos, pois o intuito era dar um conceito actual que destacasse o espírio de um design hotel, mas que as pessoas percebessem, fossem portuguesas ou estrangeiras, que estavam num espaço característico do Alentejo."

Dada a proximidade com o projecto, a arquitecta e decoradora de interiores sentiu-se praticamente em casa durante este fim-de-semana: "A Primavera é um estímulo para grandes coisas, para o amor, para as paixões, mas também para as profissões. Gostei muito do fim-de-semana. Formámos um grupo muito simpático, heterogéneo, com características e interesses diferentes, mas isso é que lhe deu graça."

Apesar de este ter sido o primeiro contacto com alguns dos convidados, Cristina e a família contaram com a companhia dos amigos de longa data Rui e Teresa Salvador. O cavaleiro e a directora financeira desfrutaram ao máximo destes dias, até porque não é habitual conseguirem conciliar horários de modo a passarem momentos como este ao lado dos filhos, Bernardo e Francisca, de 15 e 12 anos, respectivamente. "Foi um fim-de-semana calmo, bom para descansar, que era o que estava a precisar. Éramos um grupo simpático, com algumas pessoas que já conhecia... Foi muito agradável", comentou o cavaleiro. Sempre em sintonia com o marido, Teresa afirmou que usufruiu ao máximo da companhia de todos os convidados: "O grupo não poderia ser mais simpático, completámo-nos muito e o sentido de família era um aspecto que todos tínhamos em comum. Foi um fim-de-semana diferente que deu para carregar as baterias antes de regressarmos a mais uma semana de trabalho."

Apesar das temperaturas amenas e do próprio ambiente alentejano convidarem ao descanso, os convidados ocuparam boa parte do tempo procurando conhecer o que de melhor esta região tem para oferecer, nomeadamente no que toca à gastronomia. O chef José Júlio Vintém, responsável pela cozinha desta unidade hoteleira, ensinou o grupo a cozinhar algumas das iguarias que foram mais tarde servidas ao jantar, no restaurante Peregrino. Entre a preparação das migas e da sericaia, as gargalhadas foram ingredientes essenciais para o sucesso deste workshop. O artista plástico Diogo Muñoz, a mulher, Maria do Carmo, e as filhas, Leonor, de oito anos, e Carminho, de seis, foram dos mais entusiastas durante esta actividade: "Isto agora é uma mais-valia para a minha mulher continuar casada comigo mais uns aninhos, porque lá em casa sou eu que cozinho. Por que é que acha que a minha mulher continua comigo?", brincou Diogo.

Domingas Leite Castro e Vítor Ferreira também levam boas memórias deste fim-de-semana, o primeiro que passaram fora de casa com o filho, Afonso Manuel, de seis meses. "Foi muito bom para o nosso filho, porque privou com pessoas novas e nunca tinha estado com tanta gente no mesmo ambiente e durante tanto tempo seguido. É um bebé muito simpático, andou no colo de toda a gente e foi muito apaparicado", comentou a relações-públicas.

Momentos antes de regressar a Lisboa, Patrícia Piloto, que esteve sempre com o filho, João Francisco, de 11 anos, resumiu o espírito de todo o fim-de-semana: "Adorei o hotel, o grupo, estava tudo óptimo e, ainda por cima, tivemos sorte com o tempo. É mesmo um excelente começo de Primavera, com alegria. No Alentejo, as paisagens continuam preservadas, e isso é óptimo."

CLIQUE PARA VER MAIS VÍDEOS

CLIQUE PARA SUBSCREVER A NEWSLETTER DA CARAS


Siga a CARAS no Facebook e no Twitter !

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras