Nas Bancas

Maria Cavaco Silva

Maria Cavaco Silva

Victor Freitas

Maria Cavaco Silva entrega Prémio Mulher Activa 2009

A cerimónia será apresentada em directo por Liliana Campos. Saiba tudo sobre este prémio

Pedro Amante
4 de março de 2010, 17:06

A primeira-dama Maria Cavaco Silva vai entregar este ano o Prémio Mulher ACTIVA 2009, uma iniciativa anual da revista ACTIVA. A cerimónia de homenagem às mulheres do ano decorre no dia 8 de Março, pelas 21h00, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, e será transmitida em directo pela SIC Mulher. Liliana Campos será a apresentadora da cerimónia.

O Prémio Mulher Activa, que comemora este ano a sua 10.ª edição, tem por objectivo dar a conhecer e promover o trabalho, tantas vezes escondido no anonimato, de mulheres que graças ao seu talento, empenho e dedicação contribuem para melhorar a vida dos outros. São investigadoras, cientistas, empresárias, artistas ou mulheres dedicadas a causas sociais.

As nomeadas ao Prémio Mulher ACTIVA 2009 são:

1) Leonor Festas - Voluntária, responsável pelo abastecimento na Entrajuda, associação parceira do Banco Alimentar. Tornou-se voluntária da Entrajuda quando perdeu o emprego, como directora financeira de uma empresa que faliu. Quando voltou a ter uma oportunidade profissional, já não conseguiu desligar-se da causa, apoiando desta forma 180 mil pessoas.

2) Luísa Barroso - Presidente da União Zoófila. A crise multiplicou os casos de abandono de animais. Só em Janeiro foram deixados junto aos portões desta associação 50 cães que encontram aqui um abrigo.

3) Ana Mineiro - Coordenadora da licenciatura em Língua Gestual Portuguesa da Universidade Católica. A nomeada está na génese de um curso totalmente ministrado em linguagem gestual, que se quer revolucionário para as novas gerações.

4) Margarida de Lancastre - Presidente da Associação Acordar História Adormecida/Museu das Crianças. Margarida de Lancastre fundou a Associação Acordar História Adormecida, criando o único museu concebido para crianças em toda a Península Ibérica. Esta associação tem vindo a desenvolver diferentes projectos de carácter pedagógico nas áreas da Museologia, da História, da Música e da Ciência.

5) Maria Eugénia Saraiva - Presidente da Liga Portuguesa de Luta Contra a Sida, que comemora este ano o seu 20.º aniversário. A Liga presta um trabalho abrangente quer na prestação de cuidados a pessoas infectadas pelo VIH como no desenvolvimento de uma série de campanhas de informação e sensibilização da sociedade.

6) Luísa Beltrão - Presidente da Pais-em-Rede, uma comunidade de pais de pessoas com todos os tipos de incapacidade. Agem nas instituições das suas comunidades, trocam experiências, promovem estudos e diagnósticos - tudo para promover a verdadeira integração das pessoas com incapacidade.

7) Madalena d'Orey - Voluntária da Anaced, do IPO e presidente do Conselho Consultivo da Associação Terra dos Sonhos. Venceu o cancro e põe agora a sua experiência ao serviço de várias instituições, apoiando doentes de cancro, crianças com doenças terminais e pessoas com deficiência.

8) Maria Pinto Teixeira - Presidente da Associação Animais de Rua. Abdicou da sua actividade como advogada para se dedicar inteiramente aos Animais de Rua, que fundou há cinco anos e que está a ajudar os animais abandonados em Portugal ao conquistar o apoio de particulares e autarquias.

9) Margarida Pinto Correia - Administradora-executiva da Fundação do Gil, que chega a centenas de crianças com necessidades hospitalares, numa rede que abrange o País e jovens vindos dos PALOP.

10) Teresa Ricou - Presidente do Chapitô. Há quase três décadas que a eterna Tété palhaço resgata os sonhos perdidos os meninos que ninguém quer, jovens problemáticos dos institutos de Reinserção Social que encontram no Chapitô uma referência para a vida.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras