Nas Bancas

Joana Amaral Dias apresenta 'Maníacos de Qualidade' a familiares e amigos

"Este livro foi um processo de aprendizagem." (Joana A.D.)

Andreia Guerreiro
23 de fevereiro de 2010, 13:47
Joana Amaral Dias
é conhecida sobretudo pelo seu papel interventivo no panorama político português. Contudo, é na psicologia clínica que tem construído uma carreira sólida que já conta com vários anos. E foi precisamente nesta área que a psicóloga e professora universitária escreveu o seu primeiro livro,
Maníacos de Qualidade
. Joana Amaral Dias 'deitou' no divã de análise figuras conhecidas da História de Portugal que no seu tempo foram vistas como loucas ou excêntricas, entre as quais o Marquês de Pombal e Fernando Pessoa.


Joana Amaral Dias com a mãe, Teresa Nunes Vicente, e o filho, Vicente Monteiro
Joana Amaral Dias com a mãe, Teresa Nunes Vicente, e o filho, Vicente Monteiro
Salvador Colaço
Explorar o universo destas personagens foi um exercício que lhe agradou profundamente:
"As personalidades que mais gostei de descobrir enquanto escrevia este livro foram as que conhecia menos, como Afonso VI. E foi com um grande prazer e entusiasmo que fui fazendo mais um trabalho de detective. Este livro foi um processo de aprendizagem e faz uma certa confluência entre o meu interesse pela política e pela História do nosso país e esta parte psicológica e psicopatológica que é, ao fim e ao cabo, a minha profissão."

Joana Amaral Dias com Mário Soares
Joana Amaral Dias com Mário Soares
Salvador Colaço
No dia em que apresentou a obra, no Salão Nobre do Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, Joana contou com o apoio dos pais, do filho,
Vicente,
de 14 anos, do namorado, o cineasta
Edgar Pêra
, de muitos amigos e até de vários alunos. Como partilhou no final, a presença de tantas caras queridas revelou-se reconfortante:
"Foi muito bom ter esta diversidade de pessoas na plateia. Senti-me muito realizada e escrever um livro também se faz um bocadinho por isso."




Siga a CARAS no
e no
!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras