Nas Bancas

Sofia Prates Maneira faz decorações lúdicas e pedagógicas com os filhos

A arquitecta paisagista, de 43 anos, tem três filhos, mas só os mais velhos se juntaram à mãe para mostrar, durante uma tarde, como se vive o espírito do Natal lá em casa. João Maria e José Maria, de 14 e 11 anos, só abrem os presentes à meia-noite.

Cátia Pinheiro
22 de dezembro de 2009, 11:31
FOTOS:

Clara Azevedo


Numa casa com crianças, o Natal tem sempre um sabor especial. Perante todo o colorido e a azáfama da decoração e dos preparativos, a excitação é uma constante. É este o ambiente que se vive em casa de Sofia Prates Maneira, que, durante uma tarde, contagiou a equipa da CARAS, numa produção com os dois filhos mais velhos, João Maria e José Maria, de 14 e 11 anos. "Lá em casa, todos participam na decoração. É um programa de família. É uma animação. Gostamos de um estilo bastante rústico, pouco convencional. É uma decoração mais tradicional, de uma família que gosta de coisas simples e práticas. Também para os meus filhos poderem mexer e brincar. Sempre gostei muito desta época, mas sem dúvida que com os miúdos o Natal ganhou outra magia."
Na casa da família Maneira, enfeitar o pinheiro, a lareira ou até mesmo o presépio tem uma componente pedagógica, porque, como nos explicou a arquitecta paisagista, usam aquilo que a Natureza tem para oferecer, juntamente com materiais recicláveis: "Reaproveitamos muita coisa. Há sempre elementos que são artificiais e outros naturais. Usamos musgo, tronco, folhas e bolotas, entre outras coisas. E isso tem um aspecto lúdico, porque eles brincam, pedagógico, porque aprendem, e estético, porque é bonito. E depois acabamos todos por usufruir."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras