Nas Bancas

Mário Zambujal com a neta, Maria, e a filha, Isabel

Mário Zambujal com a neta, Maria, e a filha, Isabel

Natacha Brigham

Mário Zambujal tem na filha, Isabel, e na neta, Maria, as suas maiores fãs

"A minha neta é uma boa leitora e a minha filha uma óptima crítica." (M.Z.)

Melissa Tavanez
24 de outubro de 2009, 16:27

Mário Zambujal escolheu o Cabaret Maxime, em Lisboa, para o lançamento do seu mais recente livro, Uma Noite Não São Dias, uma paródia à Lisboa de 2044. Presentes estavam a filha, Isabel Zambujal, e a neta, Maria, de 13 anos, o que proporcionou uma conversa sobre a época em que Isabel era ainda criança e Mário Zambujal chefe de redacção num jornal diário. Com uma vida profissional muito activa, o jornalista só ao fim-de-semana tinha mais tempo disponível para a família, como recorda Isabel: "O meu pai era um pai de fim-de-semana, como é hoje em dia a maioria, devido ao trabalho. Já recuperámos todo o tempo perdido e a escrita uniu-nos muito, pois sempre que escrevia um texto, era com ele que ia ter. A escrita levou-nos a conversas fabulosas, e essa coisa de ter passado pouco tempo com ele na infância está mais do que ultrapassada. Tenho muito orgulho nele enquanto pai e ser humano."

Hoje em dia o escritor consegue ter mais tempo para a família, cujo contacto privilegia: "Não sei se fui um pai ou se sou um avô muito presente, mas sou muito extremoso. A minha neta é uma boa leitora e a minha filha é uma óptima crítica, até porque o facto de ser publicitária fá-la ter um sentido diferente e muito acertado. A minha única presunção para este livro, e não é pequena, é que seja uma boa companhia durante algumas horas."

Talvez seja muito cedo para que Maria desfrute dessa companhia, já que ainda não leu na íntegra nenhum livro escrito pelo avô, mas isso não a impede de o considerar "um exemplo a seguir", explicando: "O meu avô é uma pessoa que me ajuda a concretizar várias coisas."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras