Nas Bancas

Álvaro Siza Vieira com a filha, Joana

Álvaro Siza Vieira com a filha, Joana

Victor Freitas

Álvaro Siza Vieira homenageado sob o olhar carinhoso da filha, Joana

O arquitecto recebeu o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos, no passado dia 14. Foi junto da família que comemorou esta homenagem.

Andreia Guerreiro
23 de outubro de 2009, 17:15

Já está mais do que habituado a ser homenageado, mas, mesmo assim, cada vez que isso acontece, Álvaro Siza Vieira sente que o peso da responsabilidade aumenta. Foi o que aconteceu durante a cerimónia em que recebeu o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos, no Pavilhão de Portugal, obra de sua autoria: "Quando se é homenageado por pessoas que sabem da matéria, tem uma importância maior e, depois, a expressão de amizade e solidariedade é muito gratificante. Sinto sempre muita responsabilidade nestes dias."
Na ocasião, o mais reconhecido dos arquitectos portugueses tinha a seu lado alguns membros da família, entre os quais a irmã Teresa e a filha, Joana. E foi sobre a sua relação familiar, a forma como sempre conseguiu conjugar o pessoal com o profissional, que a CARAS conversou com Álvaro Siza Vieira, que é também pai do arquitecto Alvarinho Siza e avô de Mariana, de 24 anos, e de Henrique, de 15. "A família é o pilar de tudo, é o meu apoio e porto de abrigo. Para mim, é fundamental estar com a família, se bem que não consigo fazê-lo tanto quanto desejaria. Mas, por vezes, mais vale pouco e autêntico", desabafou o arquitecto.
Joana, por seu turno, falou-nos do orgulho que tem no pai e revelou a importância que este tem tido na sua vida. "Foi sempre um pai muito presente e que dá conselhos fulcrais. Costuma dizer que vive para a carreira e para os filhos, e acho que isso diz muito. O meu pai tem um feitio tão bom que me orgulho muito dele, sinto realmente que tenho um bom pai!"

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras