Nas Bancas

Jorge Sampaio explica a política às crianças num livro autobiográfico

"Ao longo de toda a sua vida política, sempre teve a capacidade para falar com os jovens, o que também fez com os filhos." (M.ª José Ritta)

Melissa Tavanez
29 de setembro de 2009, 12:07

Um dia depois de ter completado 70 anos, Jorge Sampaio confirmou a sua apetência e eficácia na comunicação com os mais jovens, ao apresentar na Fundação Calouste Gulbenkian O Meu Livro de Política, obra de sua autoria que se destina a leitores dos oito aos 14 anos. Perante uma plateia repleta de crianças, o ex-Presidente da República explicou que a sua intenção ao escrever este livro foi dar "um contributo para que os jovens se interessem pela política, que é uma coisa nobre e importante. Devemos estimular um olhar sobre o nosso país com cidadania e civismo".
O Meu Livro de Política começa num dia em que Sampaio, ainda menino, vai pela mão do pai, em Sintra, e vê um cartaz rasgado com uma figura que não percebe quem é. A resposta do pai dá início ao que viria a ser a consciência política do ex-Presidente, que aproveitou ainda este lançamento para dizer às crianças que a escola e os professores são de uma "importância fulcral na nossa vida".

Jorge Sampaio
Jorge Sampaio
Victor Freitas
Assegurando não ter contribuído para o livro do irmão, o psiquiatra
Daniel Sampaio
, especialista em jovens, referiu: "
As crianças têm muita curiosidade e, portanto, temos de lhes dar meios para elas a exprimirem e, a partir daí, podemos informar e esclarecer. Penso que este livro contribui muito para isso, porque conta a história de uma pessoa - o meu irmão - que, a partir do relato de vida, vai introduzindo informação. Acho que é uma fórmula que resulta."
A ex-primeira-dama,
Maria José Ritta
, assistiu à cerimónia, mas não ficou à espera do marido, que passou mais de uma hora a autografar livros. No entanto, antes de sair, ainda referiu que a facilidade de comunicação de Sampaio com os jovens se deve a "
uma questão de sensibilidade, autenticidade e de perceber a sociedade. Ao longo de toda a sua vida política, sempre teve a capacidade para falar com os jovens, o que também fez com os filhos".

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras