Nas Bancas

A última despedida de José Morais e Castro

Família e amigos prestaram a derradeira homenagem ao actor no velório no Palácio Galveias e no emotivo cortejo fúnebre para o Cemitério do Alto de S. João

Rodrigo Freixo
23 de agosto de 2009, 23:10

"Recordo a alegria, a amizade, o companheirismo e o trabalho do grande homem que foi José Morais e Castro. Era um homem muito agarrado à vida que foi apanhado de surpresa... Foram cinquenta anos de uma grande amizade". As palavras são da actriz Manuela Maria que esteve até ao fim ao lado de Morais e Castro. A actriz foi uma das muitas personalidades que não quis deixar de prestar a última homenagem ao actor, que morreu este Sábado, vítima de cancro. O velório de José Morais e Castro realizou-se no mesmo dia no Palácio Galveias, por onde passaram dezenas de actores e muitos políticos, nomeadamente ligado ao PCP, partido do qual era militante. Linda Silva, mulher de Morais e Castro, foi um dos rostos da emoção que marcou a noite da última despedida, bem como os dois filhos do primeiro casamento do actor, João e Xana Morais e Castro. Carlos do Carmo foi outro dos ilustres que elogiou a personalidade e a preserverança de José. "Foi o amigo de uma vida, um homem generoso e de palavra que nunca falhava uma combinação", afirmou o fadista. Durante a noite passaram ainda pelo Palácio Galveias nomes tão conhecidos quanto Vitor Norte, Tozé Martinho, Carmen Dolores, Ruben de Carvalho ou Luís Aleluia, com quem Morais e Castro protagonizou a famosa série As Lições do Tonecas. O funeral realizou-se este Domingo num cortejo acompanhado por centenas de pessoas, entre famosos e anónimos, que enalteceram a vida e a carreira do actor. Sobre a urna de Morais e Castro estava uma bandeira do PCP, um pequeno ramo de cravos vermelhos e uma fotografia do actor tirada na última peça que protagonizou, intitulada O Fazedor de Teatro, que lhe valeu um prémio em 2004. O cortejo fúnebre seguiu, escoltado pela polícia, para o Cemitério do Alto de S. João, onde o actor será cremado.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras