Nas Bancas

José Bento dos Santos

José Bento dos Santos

D.R.

A escolha de... José Bento dos Santos

Gastrónomo, vitivinicultor e astrónomo amador, defende, citando Savarin, que "a descoberta de um novo alimento faz mais pela felicidade do género humano que a descoberta de uma estrela".

Andreia Guerreiro
14 de agosto de 2009, 18:13

Conhecido do grande público graças a Sentido do Gosto, programa gastronómico de índole cultural de grande sucesso na RTP1, José Bento dos Santos é engenheiro químico-industrial de formação e gastrónomo e vitivinicultor por paixão. Actual vice-presidente da Academia Internacional de Gastronomia, é um assumido defensor das culturas e dos patrimónios culinários regionais e nacionais de cada país. E isso percebe-se bem quando considera que "Portugal tem o melhor peixe do mundo e que tal deve ser divulgado como uma bandeira maior da nossa gastronomia", ou quando defende a cataplana, "um utensílio genuinamente português, que produz uma cozinha versátil, saborosa e saudável". Razões de sobra para ter sido escolhido para consultor do festival Allgarve Gourmet.

O LIVRO
"Cataplana Experience"
Neste maravilhoso livro de cozinha de Fátima Moura, dez dos mais geniais chefs que trabalham em Portugal reinventaram a utilização da cataplana para receitas de todos os tipos, das mais saborosas entradas às mais deliciosas sobremesas. O livro é soberbamente ilustrado pelas fotografias de Nuno Correia.

O CD
"Tutto Conte, Via com me"
A voz profunda, ressoante e inconfundível de Paolo Conte, pianista, compositor, cantor, e também poeta, pintor e advogado, evoca-me, através das suas canções, a paisagem mediterrânica e provoca-me as papilas para a grande cozinha da mediterraneidade.

O FILME
"Tampopo", de Juzo Itami
O espectador é convidado a entrar na sala e, tal como o jovem esteta apaixonado por experiências gastronómicas e sensuais, assistir simultaneamente à passagem do filme e à de alimentos sublimes e apaixonantes.

A RECEITA
Peixe fumado na cataplana
A criatividade do chef Bertílio Gomes levou-o a utilizar a cataplana para fumar peixe. Utilizando diversas ervas aromáticas já um pouco secas (ou aparas de carvalho próprias para fumar alimentos), o peixe é cozido sobre uma rede num ambiente de fumo perfumado. Se a ideia é genial, o resultado é magnífico. Para acompanhar esta "delicadeza", escolho o meu branco Madrigal, da Quinta do Monte d'Oiro.

O FESTIVAL
Allgarve Gourmet
O Algarve é já um reconhecido destino gastronómico, com muita da melhor culinária praticada em Portugal e repleto de restaurantes gourmet. Mas, aproveitando os Festivais da Sardinha (Portimão, 7 a 16 de Agosto) e do Marisco (Olhão, 10 a 15 de Agosto), o Allgarve Gourmet convidou o escol dos nossos chefs, que apresentarão criações culinárias com base em peixe e em marisco verdadeiramente a não perder. A 5 e 6 de Setembro, pode ainda descobrir em Vilamoura todos os segredos da Cataplana Experience.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras