Nas Bancas

Domingas Leite Castro: "Foi uma gravidez inesperada, mas deixou-nos muito felizes"

A menos de dois meses do nascimento de Afonso, a relações-públicas fala das suas expectativas e revela que já pensa ter mais filhos.

Melissa Tavanez
4 de agosto de 2009, 18:47

Casados há um ano, Domingas Leite Castro e Vítor Ferreira vão ser pais de um menino em meados de Setembro. Porque Afonso é o nome preferido da mãe, e Manuel o nome dos avós e o segundo nome do pai, o bebé irá chamar-se Afonso Manuel. A CARAS foi a casa de Domingas e Vítor conhecer o quarto de Afonso e encontrou um espaço amplo, onde o azul predomina, tal como as referências familiares.

Às 32 semanas, Domingas confessa que adora estar grávida e já pensa em dar um irmão a Afonso em breve, de forma a prolongar o estado de graça que agora vive. Sem receios da hora do parto, os pais estão a frequentar um curso de preparação para os novos tempos que se avizinham. Empenhados e decididos em interpretar da melhor forma este novo papel, Domingas, de 37 anos, e Vítor, de 30, fazem um balanço positivo do primeiro ano de casamento, que conta já com pilares bem cimentados onde os princípios e objectivos de vida são comuns. Feliz e com um brilho especial nos olhos, Domingas partilhou com a CARAS o momento que está a viver.

- Foi a Domingas que decorou o quarto do Afonso? O Vítor ajudou?
Domingas Leite Castro -
Sim, com liberdade total do Vítor. Ele confia nos meus gostos e adorou o resultado. Sempre que chega do trabalho, vai ao quarto do Afonso ver o que há de novo. Já é um hábito passarmos naquele quarto que, em meados de Setembro, vai receber o Afonso. Eu vou lá mais do que uma vez por dia. É um lugar tranquilo.

- Como têm sido vividos estes sete meses de gravidez?
-
Estamos supertranquilos. Andamos a ter aulas de preparação, porque nunca tivemos contacto com recém-nascidos, e estamos a gostar. Aprendemos as coisas básicas, como pegar no bebé, dar banho, mudar fraldas... como somos filhos únicos, não tínhamos grande prática.

- E fisicamente, como se sente?
-
O meu médico, Tiago Delgado, garante-me que está tudo bem. Ele é muito optimista e transmite-me muita tranquilidade. Sinto-me lindamente, mas engordei 12 quilos. O Afonso é muito grande, já tem dois quilos e mede 45 centímetros, mas também não tem a quem sair pequeno. Não sinto azia nem tenho enjoos, tem sido uma gravidez normal. Claro que já me sinto pesada, a barriga está grande, mas de resto tudo em ordem. Continuo a fazer a minha vida normal. Como tudo à vontade e tento ter uma vida ainda mais saudável.

Domingas Leite Castro no quarto de Afonso
Domingas Leite Castro no quarto de Afonso
Joaquim Norte de Sousa

- O Afonso foi um bebé planeado?
-
Faz parte do ciclo natural das coisas ter filhos depois de se casar, e nós falámos nisso, mas nunca pensei engravidar passados seis meses do meu casamento. Por isso, não foi planeado, mas estava previsto. Confesso que foi com surpresa que recebi a notícia e só depois do médico o confirmar é que disse ao Vítor. Ele já andava a falar em ter filhos e, quando lhe disse, ficou muito contente. Foi uma notícia inesperada, mas que nos deixou muito felizes. Sempre quisemos constituir família, talvez por sermos ambos filhos únicos.

- E os vossos pais como receberam a notícia de que iriam ser avós?
-
Adoraram! Foi uma notícia que os deixou muito felizes, claro.

- O Vítor passa temporadas fora do País, enquanto seleccionador da equipa de sub-16 de ténis masculino. Como é que ele tem acompanhado o crescimento do Afonso?
-
Sempre que está cá, faz tudo comigo. Participa nas aulas de preparação e acompanha-me ao médico. Ele está a viver esta gravidez intensamente. Quando não está cá, liga-me todos os dias e pergunta por nós, quer saber se ele tem crescido. Ele está ansioso pela fase seguinte, por ter o filho nos braços. Acho que já quer pôr em prática o que tem aprendido nas aulas e cuidar do Afonso. Não tenho dúvidas de que me vai ajudar imenso.

- E a Domingas, já sonha com o Afonso nos seus braços? Ou está a gostar de estar grávida?
-
Eu estou a adorar estar grávida. Aliás, gostava de ter outro filho já no próximo ano, para poder sentir-me assim mais tempo. Estou a ter uma gravidez supertranquila. Farto-me de falar com o Afonso, ouvimos música, leio em voz alta... Estou a 'curtir' a gravidez e quero aproveitar as 40 semanas. Sentir a barriga a mexer, os pontapés...

- Tem mais dois meses de gravidez pela frente e é tempo de férias. Já pensou no que vai fazer?
-
Vou para casa dos meus pais, em Moledo, porque não me quero afastar muito do Porto. Já tenho as malinhas prontas para o dia em que o bebé nascer. Tudo indica que vá ser um parto normal, portanto, não prevejo ficar muito tempo na clínica.

O casal
O casal
Joaquim Norte de Sousa

- Já tem o parto planeado?
-
Sim, já tenho tudo combinado com o médico, que, curiosamente, também vai de férias para Moledo, portanto, se acontecer alguma coisa, vimos os dois directos ao Porto. Felizmente hoje em dia já podemos antecipar as coisas e quanto mais natural, melhor. Não estou ansiosa. Tenho uma dádiva dentro de mim, por isso, quero aproveitar ao máximo este período. É muito bonito ver a barriga a crescer e sentir o desenvolvimento do bebé.

- O seu marido vai assistir ao parto?
-
Sim, vai estar ao meu lado, a agarrar a minha mão.

- Ele está à espera de um companheiro para jogar ténis...
-
Já tem lá no quarto a raqueta igual à dele, mas do tamanho de um palmo, que o patrocinador lhe ofereceu quando soube que íamos ter um filho. O contacto com o ténis o Afonso vai ter, de certeza, depois, logo se vê se gosta ou não.

- Estão casados há um ano e um mês. Que balanço faz?
-
Estamos bem e tomamos cada vez mais decisões em conjunto. Temos os mesmos princípios, valores e educação, portanto, estamos em perfeita sintonia. É uma forma excelente de estar na vida. Pensamos e agimos da mesma forma e somos felizes assim. Estamos a construir os nossos pilares aos bocadinhos.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras