Nas Bancas

Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz

Ruy de Carvalho e Eunice Muñoz

Victor Freitas

Amigos há décadas, Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho partilham dia de emoções

Os actores receberam o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora

Melissa Tavanez
19 de julho de 2009, 11:30

Foi com emoção que Ruy de Carvalho, de 82 anos, e Eunice Muñoz, de 80, foram os primeiros actores em Portugal a receber o grau académico Honoris Causa pela Universidade de Évora. Para a ocasião, os consagrados actores contaram com o apoio de vários familiares e amigos, que marcaram presença na cerimónia, partilhando assim com eles um dia que se revelou inesquecível.
Durante a sessão solene, que teve lugar na Sala de Actos da universidade, foi perceptível o carinho e a cumplicidade que existe entre os dois actores, até porque, para além de um percurso profissional similar, são amigos há muitas décadas, o que fez também com que este dia tivesse um sabor ainda mais especial. "Somos amigos há muitos anos, a minha mulher era muito amiga da Eunice, as nossas famílias convivem bastante e foi muito bonito terem-me dado a possibilidade de partilhar este dia com uma pessoa tão especial", contou Ruy, ainda antes de ter recebido o grau de Doutor Honoris Causa.
Após a cerimónia, o actor iniciou o seu discurso com a voz embargada e explicou que "gostaria de vos abrir o coração, mas tenho medo que a emoção me cale". E foi ainda com a simpatia que lhe é característica que confessou sentir-se muito feliz com este agraciamento: "Cada vez tem de se ter mais responsabilidade naquilo que se faz, pois isto são distinções muito importantes na vida de uma pessoa. Sinto-me muito acarinhado e estimado, é muito agradável. Para mim, é uma prova de que não os desiludo com o trabalho que faço."
Para os filhos do actor, Paula e João de Carvalho, esta foi também uma ocasião para recordarem a mãe, Ruth de Carvalho, que morreu há um ano e dez meses. "Penso que a minha mãe ficaria muito contente com este dia. Foi uma mulher muito importante para o meu pai e sei que está hoje connosco", afirmou a filha do actor, Paula, enquanto o filho João acrescentou: "Há várias coisas que me emocionam nesta altura, e uma delas é saber que uma das pessoas que, de certa forma, também contribuiu para isto já não está entre nós, a minha mãe."
Também para Eunice Muñoz, este foi um dia que jamais esquecerá: "Foi uma manhã muito emocionante e partilhá-la com o Ruy tornou-a ainda melhor. Somos amigos há vários anos, trabalhámos juntos muitas vezes e temos uma verdadeira relação de amizade. Este grau trouxe-me, acima de tudo, uma alegria profunda. Mais do que a recompensa que sinto pelo meu trabalho, louvo, acima de tudo, o prestígio da minha classe, e isso é o que mais me importa."
Lídia Muñoz já segue as pisadas da avó enquanto actriz e, por isso, este dia acabou por ter um duplo significado: "Nunca um actor tinha sido agraciado desta forma e fazerem-no logo à minha avó é muito emocionante."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras