Nas Bancas

A fotografia de grupo com vários intervenientes, organizadores, estilistas e manequins

A fotografia de grupo com vários intervenientes, organizadores, estilistas e manequins

Catarina Larcher

Assembleia da República põe de lado luta política e une-se à moda para melhorar vida das mulheres com cancro

Além de vários modelos, no desfile realizado no átrio exterior do Parlamento participaram várias actrizes, solidárias com esta causa nobre.

Andreia Guerreiro
17 de julho de 2009, 09:25

Ela pensou e fez. E ela é Sónia Fertuzinhos, deputada da bancada parlamentar do PS, que quis dar visibilidade à luta contra o cancro, neste caso a das mulheres que, devido aos tratamentos de quimioterapia, perdem o cabelo. E, nuns meteóricos três meses, concretizou a iniciativa O Poder da Moda Contra o Cancro.

Por já ter vivido a difícil experiência de combater um cancro e de, também ela, ter perdido o cabelo, Sónia Fertuzinhos pediu a dez criadores nacionais para criarem acessórios para a cabeça das mulheres. Estes responderam prontamente, e o que se viu na noite de 9 de Julho foi um desfile de criatividade inusitada. Chapéus, turbantes e lenços para todas as ocasiões desfilaram pelo átrio exterior do Palácio de S. Bento.

Se para Ana Salazar fazer este tipo de acessórios é habitual, aliás, ela própria usa-os muitas vezes, para outros criadores foi uma experiência diferente. Foi o caso de Fátima Lopes, que se preocupou em fazer "turbantes que tapassem por completo as cabeças de quem precisa de os usar". A dupla Alves/Gonçalves, Filipe Faísca, José António Tenente, Júlio Torcato, Katty Xiomara, Nuno Baltazar, Rita Bonaparte e Storytailors foram os artistas da noite, e conseguiram os aplausos sinceros de uma plateia sensibilizada para a luta contra o cancro.

Teresa Caeiro usou, tal como Sónia Fertuzinhos, o lenço criado para assinalar esta iniciativa, e que posteriormente será posto à venda. "Estes lenços podem servir para ultrapassar o problema da queda do cabelo com outra auto-estima", lembrou a deputada do CDS-PP, que não poupou elogios à vitalidade com que a sua colega de hemiciclo pôs de pé este evento, que contou com as presenças de Maria do Céu Machado, alta-comissária para a Saúde, Pedro Pimentel, coordenador nacional para as doenças oncológicas, Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, e Francisco Maria Pinto Balsemão, representante do Portugal Fashion, que assinou um protocolo com o Alto-Comissariado da Saúde e com a Associação Moda Lisboa.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras