Nas Bancas

José Saramago e Pilar del Rio

José Saramago e Pilar del Rio

Tiago Caramujo

Família convence José Saramago a viver nova aventura literária na internet

"Não estaria a escrever um blogue se não estivesse casado com a pessoa com quem estou casado."

Andreia Guerreiro
9 de julho de 2009, 10:20

Depois dos graves problemas de saúde que debilitaram seriamente a sua condição física, José Saramago parece já ter recuperado o ritmo de trabalho. Seis meses depois de ter lançado A Viagem do Elefante, o Prémio Nobel da Literatura regressou a Lisboa para apresentar o seu mais recente livro, O Caderno, uma compilação de textos que escreveu no seu blogue, projecto que começou aos 85 anos. Curiosos por saberem o que levou o escritor a interessar-se pelo mundo virtual, vários fãs foram até ao hotel Tiara Park Atlantic Lisboa para poder ouvir, com o habitual humor de José Saramago, a explicação para esta nova aventura literária: "Eu não estaria a escrever um blogue se não estivesse casado com a pessoa com quem estou casado. A Pilar tem muitas virtudes e tem uma que é fortíssima, que é a sua capacidade de persuadir, de tal maneira que já desisti de argumentar contra aquilo que ela propõe ou deseja, porque ela vai sempre encontrar argumentos para me convencer."

Muitos acharam particular graça ao facto de alguém com mais de oitenta anos já fazer da escrita num blogue um ritual diário, mas para o escritor é apenas mais uma maneira de dizer aquilo que pensa, vive e sente: "É proibido alguém de 86 anos escrever um blogue? Estou a fazer o que sempre fiz, que é escrever. O blogue é um espectáculo sui generis, onde toda a gente vai fazer o seu monólogo. Seria bonito escrever o blogue até ao último dia da minha vida. A minha neta até me disse para fazer um Facebook! Mas eu só estou emprestado à internet."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras