Nas Bancas

Francisco Mendes e Ana Maria Lucas

Francisco Mendes e Ana Maria Lucas

Paulo Jorge Figueiredo

A recuperar de um AVC, Ana Maria Lucas aparece pela primeira vez em público

A antiga Miss Portugal provou ser uma mulher de coragem ao aparecer num desfile de moda

Melissa Tavanez
7 de junho de 2009, 18:34

Depois de ter sofrido um AVC, no dia 3 de Fevereiro, a vida de Ana Maria Lucas, de 60 anos, mudou radicalmente. Durante estes meses, a antiga Miss Portugal ficou longe do mediatismo, dedicando-se em exclusivo à sua recuperação. A fisioterapia e a terapia da fala têm sido as grandes ocupações da comentadora televisiva, que nunca deixou de acreditar que vai recuperar deste grave problema de saúde. E foi esta mesma crença que a fez enfrentar o público e a imprensa em Coruche, no último dia 29. Antes de ter tido o AVC, Ana Maria Lucas já estava a planear um desfile de moda para promover a cortiça. E querendo honrar este compromisso, a comunicadora fez a sua primeira aparição pública neste certame, que foi apresentado pelo seu filho Francisco Mendes. Quando o desfile terminou, Ana surgiu na passarela e foi aplaudida por vários amigos, que quiseram apoiá-la num momento tão importante como este. Uma vez que ainda tem a fala bastante afectada, foi o filho que contou à CARAS como tem corrido a recuperação da eterna 'miss': "Era importante as pessoas verem a minha mãe e quisemos celebrar a sua recuperação com esta aparição, uma vez que a ideia do desfile foi dela. A minha mãe está a recuperar muito bem... Está a ser devagarinho e é uma recuperação que acontece dia após dia. Esta parte da fala está a melhorar aos poucos. Nas primeiras duas semanas ela não falava. Dizia 'não', 'olá'... E agora já diz várias coisas. A terapeuta até lhe disse que o facto de ela ser uma pessoa muito comunicativa ajuda bastante na recuperação." Depois do desfile, Ana falou com os amigos dizendo que estava "muito bem". Apesar das evidentes dificuldades em falar, a comentadora quis partilhar com a CARAS qual tem sido a sua atitude perante este acidente: "Não desisto. Insisto, insisto, insisto... E até já escrevo e falo."
Apesar de não estar a ser um período fácil para Francisco, o apresentador tem feito da recuperação da mãe uma verdadeira prioridade na sua vida: "Neste momento é muito importante pensarmos nela, porque como mãe sempre nos ajudou e pensou em nós. Agora está na altura de nos chegarmos à frente... Espero é continuar a ter trabalho e poder tratar dela.Tenho ido buscar forças à minha filha e à minha mulher." Com a possibilidade de voltar ao trabalho longe dos seus objectivos mais imediatos, Ana Maria Lucas, que está visivelmente mais magra, tem-se dedicado a descobrir a nova mulher que é. Aliás, depois deste susto, Francisco Mendes tem a certeza de que já nada vai ser igual: "A vida da minha mãe nunca mais vai ser a mesma. Ela é outra pessoa desde que teve o AVC. Quando passamos por estas experiências, pensamos numa série de coisas e voltamos a construir o nosso 'eu'. E é isso que está a acontecer com a minha mãe. Ela está a redescobrir quem é e está a começar a dar importância a coisas que não dava."

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras