Nas Bancas

Morreu João Bénard da Costa

O director da Cinemateca até Janeiro deste ano faleceu hoje, aos 74 anos

Melissa Tavanez
21 de maio de 2009, 10:54

Aos 74 anos, João Bénard da Costa morreu esta quinta-feira, em casa. O ex-director da Cinemateca Portuguesa nasceu em Lisboa, em 1935 e licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, mas o seu percurso sempre foi ligado ao cinema, tendo sido fundador da revista O Tempo e o Modo, dirigido o Sector de Cinema do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian e presidido à Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal.

João Bénard da Costa dedicou-se também à crítica e ensaio de cinema e participou como actor em alguns filmes, vários deles de Manoel de Oliveira, no entanto o trabalho em que mais se destacou esteve ligado à Cinemateca, entidade da qual foi sub-director desde 1980 e director entre 1991 e Janeiro de 2009, altura em que foi substituído por Pedro Mexia devido a problemas de saúde. Pelo desempenho à frente da Cinemateca Portuguesa foi, inclusivamente, condecorado em Setembro do ano passado pelo ministro da Cultura com a Medalha de Mérito Cultural.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras