Nas Bancas

Siza Vieira homenageado pela rainha Isabel II

Siza Vieira homenageado pela rainha Isabel II

Siza Vieira homenageado pela rainha Isabel II

O português foi hoje agraciado com a Medalha de Ouro dos Arquitectos Britânicos

Redacção Caras
25 de fevereiro de 2009, 00:00
Álvaro Siza Vieira
, de 75 anos, recebe hoje, quinta-feira, em Londres, das mãos da rainha
Isabel II
, o mais importante prémio arquitectónico inglês, a Medalha de Ouro Real de 2009 do Instituto Real dos Arquitectos Britânicos (RIBA). Siza Vieira é o primeiro português a receber este troféu, atribuído desde 1848.


Com esta medalha, aquele instituto visa distinguir a totalidade da obra de Siza Vieira e o seu contributo para a arquitectura mundial. Curiosamente, o arquitecto de Matosinhos, que tem obras espalhadas um pouco por todo o mundo, realizou apenas um projecto em Inglaterra, um pavilhão para a Serpentine Gallery, nos Kensington Gardens, em Londres, em parceria com
Eduardo Souto de Moura
.


Autor de projectos como a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira (1963), o Plano de Reconstrução do Chiado (1988) ou o Pavilhão de Portugal na Expo'98, Siza é, sem dúvida, o arquitecto português de maior prestígio internacional, e possui no seu palmarés distinções tão importantes como o Mies van der Rohe Award, o Prémio Pritzker, da Fundação Hyatt, de Chicago, a medalha Alvar Aalto ou o Wolf Prize in Arts.


Da lista de agraciados com o prémio RIBA fazem parte grandes nomes como o franco-suíço
Le Corbusier
(em 1953), o brasileiro
Oscar Niemeyer
(1998) ou o americano
Frank Gehry
(2000).
Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras