Nas Bancas

Fotógrafo oficial de Obama é luso-descendente

Fotógrafo oficial de Obama é luso-descendente

Fotógrafo oficial de Obama é luso-descendente

Pete Souza foi escolhido como fotógrafo oficial da Casa Branca, tal como revelou a Associação norte-americana de Fotojornalistas

Redacção Caras
16 de janeiro de 2009, 00:00

Tem 54 anos, é de origem açoriana e foi nomeado pela equipa do novo presidente dos Estados Unidos como fotógrafo oficial da Casa Branca. Pete Souza regressa assim à residência do chefe de Estado no país, onde já esteve durante a presidência de Ronald Reagan, e volta a encontrar-se com Barack Obama, já que foi ele quem registou o primeiro dia do então senador no Capitólio, em 2005. O fotógrafo, que trabalhava para o Chicago Tribune, seguia de perto os passos de Obama, tendo documentado o seu primeiro ano como senador, imagens que deram origem ao livro The Rise of Barack Obama. Já na altura, Pete Sousa não duvidava das capacidades do novo chefe de Estado, nem punha de parte a hipótese de regressar à Casa Branca caso fosse solicitado, tal como revelou em declarações à agência Lusa aquando do lançamento do livro: "Depois de alguns meses a documentar o senador Obama, tornou-se claro que tinha os atributos necessários a um futuro Presidente dos Estados Unidos (...) Não espero que possa acontecer [o regresso à Casa Branca]. Há muitos factores envolvidos e não tenho controlo sobre a maioria deles. Se [o futuro presidente] me pedisse, claro que consideraria essa hipótese". Mais recentemente, disse ao jornal da Associação norte-americana de Fotojornalistas, que aceitou o cargo "em nome da história". O porta-voz e futuro secretário de imprensa do presidente eleito, Robert Gibbs, justificou a escolha do luso-descendente: "O Pete é uma grande pessoa e um fotógrafo maravilhoso".

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras