Nas Bancas

Joana Carneiro nomeada Directora Musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley

Joana Carneiro nomeada Directora Musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley

Joana Carneiro nomeada Directora Musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley

Filha de Roberto Carneiro, de 33 anos, não esconde emoção e alegria pela primeira nomeação como maestrina de uma prestigiada orquestra norte-americana

Redacção Caras
15 de janeiro de 2009, 00:00

Joana Carneiro recebeu a notícia há duas semanas, mas só hoje foi anunciada a sua nomeação para Directora Musical da Orquestra Sinfónica de Berkeley. "Tem sido uma felicidade guardada, partilhada apenas com a minha família. Por isso, é um grande alívio poder hoje partilhar esta alegria", disse a maestrina portuguesa à CARAS, acrescentando: "É um momento muito importante na minha carreira, porque é a primeira nomeação como maestrina de uma orquestra. Para mim é uma emoção muito grande porque vou poder ter voz numa projecção artística a longo prazo". A filha de Roberto Carneiro explicou ainda que, por enquanto, vai continuar a viver em Lisboa com o marido, Simão Fezas Vital, uma vez que só lhe é exigido passar oito semanas em Berkeley. Joana Carneiro vai assumir o cargo em Setembro, substituindo o maestro norte-americano Kent Nagano, no cargo desde 1978, dirigindo mais de 50 instrumentistas. PERCURSO PROFISSIONALNascida em Lisboa, Joana Carneiro começou a estudar viola de arco antes de receber o seu diploma de direcção de Orquestra da Academia Nacional Superior de Orquestra. Mais tarde recebeu um 'master' em direcção da Northwestern University, como aluna de Victor Yampolsky e Mallory Thompson, tendo concluído um doutoramento na Universidade de Michigan, onde trabalhou com Kenneth Kieser.Em 2004, tornou-se maestrina assistente na Orquestra Filarmónica de Los Angeles e foi distinguida pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. Em 2006, passou a ser maestrina convidada da Orquestra Gulbenkian e em 2008 dirigiu a Ópera de Chicago.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras