Desde cedo habituado a vestir-se com rigor e de forma adequada às ocasiões, João Pedro Wanzeller criou um gosto especial pela moda. Aos 38 anos, o responsável de Marketing, Comunicação e Imagem da Euro Atlantic Airways decidiu lançar um livro que classifica como um manual para os homens. O título O Diabo Também Veste Zara, além da brincadeira óbvia com o bestseller O Diabo Veste Prada, identifica a mensagem que tenta passar: é possível vestir bem com pouco dinheiro.- Se lhe pedisse para me falar um pouco sobre si e o percurso de vida que o levou a escrever este livro, o que me diria?João Pedro Wanzeller – Foi um percurso longo. Venho de uma família com tradição e considerada, e tudo tem muito que ver com a educação e a cultura familiar que me passaram. Além disso, viajei muito, trabalhei muito no estrangeiro, em Milão, Paris, Barcelona, Nova Iorque. Enfim, foram mais de dez anos a viajar, dei três voltas ao Mundo. E tudo isso nos dá um know how, um conhecimento mais profundo. E depois, os países por onde passei são a base da moda masculina. Por outro lado, desde miúdo que me habituei a vestir bem. Os meus pais sempre tiveram muito cuidado com a indumentária, com aquilo que vestíamos para cada ocasião. E realmente penso que a base de tudo é essa cultura de família que vem dos meus avós.- E como surge este livro?- Este livro aparece quase como obrigação para os meus amigos, e, em especial, para as minhas amigas. Há três anos que ando a escrevê-lo e montei-o mais ou menos num ano. Está a ser uma experiência muito engraçada.- O que é para si vestir bem?- É estar nos sítios correctamente vestido. Porque vestir bem não implica ter roupa de marca. Este livro vai em oposição a O Diabo Veste Prada, porque mostra que com pouco dinheiro pode fazer-se exactamente o mesmo. Eu sempre me arranjei, fosse para jantares ou eventos, e sempre dei nas vistas pela simplicidade aliada à elegância. Agora, o importante é conhecermos bem o nosso corpo, porque o peso, por exemplo, não está ligado à elegância. Não é por se ser gordo que não se pode ser elegante. Tem é que se seguir um conjunto de normas adequadas ao corpo que se tem. E neste livro fala-se disso. Primeiro, aprendemos a conhecer o nosso corpo, depois, definimos o estilo, que no caso do livro é muito virado para o clássico, entre o conservador temperado e o urbano sofisticado. Depois, passamos para o nosso armário e a forma como podemos conjugar as peças. Tudo isto faz parte da elegância masculina.- Isso vai, de alguma forma, ao encontro do conceito de metrossexual… Identifica-se com o termo?- Não, nem pouco mais ou menos. Gosto de me arranjar bem. Os metrossexuais usam e abusam das boas marcas, gostam de cultivar o corpo e de o mostrar. Não, não sou um metrossexual. Gosto de marcar a diferença, mas de uma forma bem mais simples. Gosto de o fazer com pequenos pormenores. A verdadeira elegância é saber desviar os nossos defeitos para outro lado.- O livro defende que usar jóias ou acessórios não é determinante da orientação sexual de um homem…- Claro. Antigamente existiam uma série de conotações que hoje se desmistificaram. Pessoalmente, não uso jóias, porque não gosto, mas percebo que certos homens gostem e acho muito bem. Há uma frase no livro que diz: "Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão." E é um pouco por aí. No fundo, um homem tem de ser elegante por fora e por dentro. E o livro aborda um pouco as duas elegâncias, interior e exterior.- Acredita na expressão "vestir para seduzir"?- Acredito piamente. Aí sou como os italianos, que se vestem completamente para seduzir.- Veste-se para seduzir?- Todos os dias. Mas não para seduzir num sentido sexual, mais para seduzir as pessoas em geral. Porque ao ter cuidado comigo, estou a respeitar terceiros. Acho que a falta de elegância é uma falta de respeito para com as pessoas com quem convivemos.- E já conquistou alguém pela primeira imagem?- Já conquistei muita gente pela primeira imagem. Talvez seja horrível dizer isto, mas já. Depois, é preciso ter tudo o resto, aquela parte mais interior. Mas o que é certo é que as pessoas gostam de uma boa primeira impressão.- O que procuram as mulheres nos homens?- Isso é uma pergunta que Freud costumava fazer e parte da resposta já está dada: as mulheres querem um homem novo. Todas as mulheres querem o príncipe encantado. No outro dia li uma coisa giríssima: "O homem procura a beleza, a mulher procura o compromisso."- Se tivesse de eleger um homem e uma mulher como exemplos de elegância e bem vestir, quem seriam?- A Maria Cavaco Silva tem uma imagem fantástica, tal como o próprio Presidente da República. Há outros dois nomes que destaco: Marcelo Rebelo de Sousa, elegantíssimo, sabe estar em todos os sentidos e é um homem cheio de charme; e Paulo Portas, que se tornou elegantíssimo com o passar dos anos e que usa adereços como poucos homens o fazem em Portugal. Saliento ainda os irmãos Pereira Coutinho. Nas mulheres, gosto muito da Vicky Fernandes e da Rosalina Machado, que é uma pessoa fantástica e superacessível com toda a gente, o que é também uma forma de elegância. Gosto ainda muito da Paula Nabais e da Catarina Furtado.- E a quem mudaria definitivamente o guarda-roupa?- Essa é complicada… Mudava o guarda-roupa a muita gente. Mulheres talvez não tanto, mas homens… Não posso responder a isso. Mas existem pessoas que vemos todos os dias na televisão e nas revistas a quem realmente mudava muita coisa. O Cristiano Ronaldo, por exemplo, tem um estilo moderno que tem tudo a ver com a idade. É muito urbano, fashion, gosta de mostrar e ganha dinheiro para isso. Agora, se me perguntar se o acho elegante, não, de todo. A imagem dele tem muito ruído. São coisas a mais. Mas é ainda muito novo, está a ganhar muito dinheiro, por isso compreende-se. De qualquer forma, seria um gozo mudar a imagem ao Ronaldo. "Sempre me arranjei e sempre dei nas vistas pela simplicidade aliada à elegância." "O importante é conhecermos bem o nosso corpo. Não é por se ser gordo que não se pode ser elegante." Desde cedo habituado a vestir-se a preceito para cada ocasião, João Pedro Wanzeller decidiu com o seu livro passar os seus conhecimentos aos homens que procurem o mesmo tipo de elegância. "Todos os dias me visto para seduzir, mas não num sentido sexual." O responsável de Marketing, Comunicação e Imagem da Euro Atlantic Airways lecciona etiqueta e protocolo em várias escolas de manequins e toma conta da assessoria de imagem de algumas empresas. "Seria um gozo mudar a imagem ao Cristiano Ronaldo."
João Pedro Wanzeller: “Gosto de marcar a diferença, mas não sou metrossexual”
O autor do livro "O Diabo Também Veste Zara" revela aos homens alguns segredos para bem vestir e saber estar
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