Nas Bancas

Decoração: Cadeira Plia

Criada em 1967 pelo designer italiano Giancarlo Piretti, a legendária Plia, inspirada nos modelos em madeira existentes, foi apresentada na Feira Internacional de Mobiliário de Milão em 1970, revelando-se revolucionária para a sua época e marcando uma nova era: a do material plástico.

13 de maio de 2013, 13:17

A cadeira Plia transformou-se num objeto de culto e ganhou estatuto de clássico do design contemporâneo do séc. XX, graças à combinação de alumínio, aço cromado e acrílico e à inovadora dobradiça com três discos, mecanismo de articulação considerado uma obra de génio, pois permite abrir ou fechar a cadeira com um só movimento. A Plia, pertencente à marca Castelli, ganhou vários prémios (entre eles, o Compasso d’Oro em 1991); deu origem à cadeira com braços Plona (1970) e à mesa Platone (1971); inspirou o fabrico de outras cadeiras dobráveis compactas e vendeu mais de seis milhões de unidades. Faz parte da coleção permanente do MoMA.

AUTOR: Giancarlo Piretti

ANO: 1967

EDITOR: Castelli

MATERIAIS: Alumínio, aço cromado e acrílico (transparente ou fumado)

MEDIDAS: 48,3x76,2x50,8cm PREÇO: H175

ONDE: Haworth Portugal (showroom) e, online, em ambientedirect.com.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras