Nas Bancas

Santos_Seda.jpg

Santos

Decoração: Santos

Criou um estilo próprio de cozinhas, aliando equilíbrio e depuração das formas, funcionalidade e ergonomia, qualidade e inovação. A marca espanhola, referência mundial, celebra 60 anos.

Joana Pinheiro
9 de junho de 2012, 14:00

Em 1952, José Santos abre uma carpintaria perto de Santiago de Compostela, no norte de Espanha. Inicialmente dedicada à criação de diversos tipos de móveis, nos anos 60 a oficina especializa-se no fabrico de cozinhas. O sistema produtivo é melhorado, respondendo aos novos requisitos técnicos, e as instalações são ampliadas. A década de 70 revela-se determinante para a evolução da Santos: enceta-se a produção de módulos independentes, ficando para trás o fabrico de armários monobloco. Surge assim o conceito de cozinha modular. Destaque para a coleção Prima, em tons creme.
No decénio de 80, a marca expande a unidade fabril e adquire maquinaria tecnologicamente mais avançada. Além disso, inicia o fabrico de frentes em madeira. É lançada a cozinha Niros, em branco listado e freixo sapelly.
No início dos anos 90, amplia-se a paleta de materiais e acabamentos. Laminados e estratificados são combinados com várias orlas e surgem os lacados, texturados, brilhantes e em seda mate. A apresentação da série Mythos, a primeira com frentes sem puxadores, marca uma viragem em termos de estética. Desde então a Santos é reconhecida pela pureza e funcionalidade das suas propostas.
Resultado de um estudo aprofundado, o conceito de 'bloco função' veio revolucionar a arquitetura das cozinhas. Estas passam a estruturar-se em zonas diferençadas segundo a função (lavagem, arrumação, coação), de modo a facilitar o cumprimento das diversas tarefas e a economizar tempo. Em 1995 é divulgado o modelo Omnia, em branco antigo e faia natural.
A empresa duplica área de produção e investe em equipamento de ponta. Em 1999, aposta-se na otimização do espaços interiores. Substituem-se as tradicionais portas da zona inferior por gavetas, que, ao proporcionarem uma visão panorâmica dos objetos, agilizam o acesso aos mesmos. Uma inovação patente na coleção Marina, em ácer conhaque.
Em 2004, procuram-se materiais mais resistentes para o uso na cozinha e frentes lisas que facilitem a limpeza. Nasce assim a série Minos, com tampos, molduras e painéis de parede em aço.
A Santos realiza novos investimentos, em 2007, que permitem aumentar a capacidade produtiva e flexibilizar o fabrico de componentes. No sentido de tornar as tarefas mais fáceis, cómodas e rápidas, a marca desenvolve sistemas de abertura assistida para gavetas (cozinha Plano, 2009) e armários superiores (modelo Karmel, 2011), além de um sistema de portas de correr para armários em coluna (coleção Wood Natura, 2011).
Presente em 23 países, a Santos é hoje uma referência internacional em cozinhas, tendo criado um estilo próprio. Equilíbrio e depuração das formas, funcionalidade e ergonomia, qualidade e inovação são valores identitários da marca espanhola.

Sede: Santiago de Compostela, España; TEL.: 0034 981566448

Site: www.santos.es

Lojas: Mantovani, Homelab, Anselmo Santos e Dycuzi 

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras