Nas Bancas

Decoração: 5 regras sobre cor

Céline de Azevedo, 'designer' responsável pela cor do grupo Cin, propõe 5 formas de utilizar a cor.

Redação CARAS
18 de maio de 2012, 17:41

1. Antes de escolher

Para selecionar as novas cores da sua casa, é importante que liste, em primeiro lugar, as cores (ex: pavimento, cortinas, iluminação, sofá, etc.) que pretende manter no espaço porque é com elas que irá combinar as novas.
2. Orientação da divisão 

Tenha em atenção o tipo de orientação da divisão da casa que pretende decorar, pois os espaços voltados a norte, por serem mais sombrios, pedem cores quentes que iluminam e aquecem a nossa perceção do espaço. Utilize por exemplo as cores Teatime, Doce Mel ou Ginseng. Já os espaços virados a sul, que naturalmente beneficiam da luz do sol, podem ser compensados com tons mais frescos. Pinte sem risco com o Azul Zéfiro ou o Verde Tai Chi das tendências de cor 2012 da Cin.
3. Construir o espaço

Além de decorar e embelezar, a cor pode ajudar a delimitar e a marcar claramente o espaço pintando, por exemplo, com uma cor diferente a zona que se quer realçar. A cor permite ainda modificar a perceção dos espaços, podendo alargar ou reduzir uma divisão. Para alargar, por exemplo, o ideal é pintar a parede do fundo com uma cor escura e as laterais num tom claro. Para reduzir um tecto muito alto, pinte-o com uma cor mais escura que as paredes laterais.
4. Selecionar o local

É fundamental ou ideal escolher sempre a cor no local onde será aplicada e à hora do dia em que se utiliza mais a divisão. Assim, consegue-se avaliar realmente o seu efeito final no espaço com as condições de luz real. Com os Take Home Chips (amostras de cor da Cin) ou com Testit (pequena quantidade de tinta) é fácil testar e escolher a sua cor ideal.
5. Poupe energia!

Para poupar energia, utilize cores claras ou nuances de brancos com acabamento mais acetinado, sobretudo nas divisões onde passa mais tempo ou naquelas que carecem de luz natural. As cores claras refletem a luz, assim os espaços necessitam de menos luz artificial. Opte, por exemplo, pelo Branco Quinoa das tendências de cor Cin deste ano.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras