Nas Bancas

Decoração: Branco fogo

Uma casa personalizada pelo ateliê Pura Cal, onde dominam as variantes de branco, cor que pode ser tão quente quanto o mais garrido dos vermelhos.

CARAS Decoração
1 de maio de 2017, 17:00

A primeira visita relevou um apartamento convencional, com bons acabamentos, materiais atuais, mas a precisar de uma decoração que lhe imprimisse alma e conforto. Com 130m2, este T3 é sobretudo uma casa de passagem por Lisboa, usada pelos proprietários como segunda habitação e também para receber amigos. "Os clientes pretendiam um apartamento contemporâneo, tranquilo, onde o conforto fosse palavra de ordem", sintetiza Tiago Patrício Rodrigues, arquiteto do ateliê e loja Pura Cal.
A base do projeto de interiores assenta no branco, cor que surge nos seus diferentes tons, cadências e texturas, ora iluminando ora suavizando os diferentes espaços, conceito que Tiago Patrício Rodrigues designa de "sombras de branco".
As cores intensas, como o vermelho e o laranja, também estão presentes em pequenos detalhes: uma fruteira em cima da mesa, riscas nos cortinados, cadeiras ou mantas sobre a cama. Essas cores surgiram a partir de uma tela, atualmente exposta num quarto de visitas, a partir da qual as cores de fogo parecem emanar. "Neste caso, as cores quentes reafirmam os diferentes tons de branco, num conforto sereno e intemporal, contemporâneo nas formas, mas clássico na alma", justifica o arquiteto e também designer de interiores.
Linhos, lãs, veludos de algodão ou sedas conciadliam-se com mobiliário em madeira de nogueira, acabamenadtos lacados a mate, texturados, vidro e o aço polidos, num padrão replicado pelas diferentes divisões da casa.
A luz é também um instrumento fundamental deste projeto. A natural é potencializada através das cores claras, de espelhos e de algumas transparências nos tecidos. Na artificial, sobressaem diversos tipos de iluminação, consoante as zonas funcionais e o tipo de uso: iluminação de parede e luminárias de pé para uma ambiência mais difusa e intimista; de tecto, para momentos como o das refeições. Conquistar alma e obter conforto foram assim os objetivos propostos e plenamente atingidos.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras