Nas Bancas

Decoração: Verão em modo azul

Em Azeitão, com vista sobre a Serra da Arrábida, um projeto adaptado a uma família numerosa, por Cristina Santos e Silva, da Ártica.

CARAS Decoração
13 de julho de 2016, 12:50

Localizada em Azeitão, com vista sobre a Serra da Arrábida, esta é uma habitação de férias, desenvolvida num só piso, com uma área de cerca de 300m2, distribuídos por hall aberto para o exterior, salão e sala de jantar contíguos (divisões separadas por dois nichos pontuados por lajes de pedra antiga e duas bilhas antigas de barro), cozinha, duas suítes, três quartos e lavabo social. "No terreno foram também recuperados alguns casarios, casa das máquinas, apoio a piscina, que se transformaram em pequenos apartamentos, lavandaria, sala de jogos", aponta Cristina Santos e Silva, da Ártica, responsável pelo projeto (este incluiu alterações de arquitetura, paisagismo – normalmente fora da esfera de competências do ateliê – e decoração). "A casa implantada num terreno de aproximadamente dois hectares foi adquirida há pouco mais de um ano e apresentava-se num avançado estado de degradação. Este período correspondeu ao do desenvolvimento do trabalho de arquitetura e seleção de empreiteiros", prossegue a arqui­teta. "Os proprietários desejavam uma segunda habitação de férias e fins de semana com muita área e terreno para as crianças brincarem em liberdade. A ideia era descobrir um terreno com casa e numa visita a Azeitão... Foi amor à primeira vista!", conta-nos. "O que agradou de imediato ao casal foi a alma do lugar e as potencialidades que todos os espaços, interior e exterior, ofereciam. A casa, de arquitetura típica portuguesa, a necessitar de obras e de um novo telhado, apresentava um charme e uma localização que antecipava o resultado", nota. "Ao apresentar menos quartos quantos os necessários, as obras focaram-se principalmente nessa exigência e também na adaptação das zonas sociais à intenção de serem vividas por muitos familiares e amigos".
Segundo Cristina Santos e Silva, existem dois momentos distintos na intervenção: o projeto de arquitetura ("respondendo a todas as necessidades funcionais, como mais quartos e instalações sanitárias, e infraestruturas atualizadas, como cozinha totalmente renovada e equipada de forma moderna e atual, ventilação e aquecimento, novas coberturas") e a decoração ("pensada em simultâneo com a arquitetura e desenvolvida a par e passo com a proprietária na expectativa de se produzir um ambiente de charme, descontração, com um ligeiro sabor a campo chic sem cair numa ruralidade fácil ou óbvia...").

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras