Nas Bancas

Decoração: Rotas alteradas

Seria uma casa austera, de neutros e travertinos. Gracinha Viterbo esculpiu-lhe a personalidade. No norte do país, um projeto que já ganhou dois prémios internacionais.

CARAS Decoração
29 de junho de 2016, 14:00

O projeto de interiores desta casa conquistou o Best Residential Project no International Property Awards Asia Pacific e o Best Residential Project do Luxury Lifestyle Awards (Singapura). Para Gracinha Viterbo, responsável pelo ateliê Viterbo Interior Design, a atribuição, no início do ano, destes dois galardões é o reflexo "da grande qualidade" que a indústria e os artífices portugueses têm. "Ao recordar o projeto e ao olhar para estas fotografias, lembro-me dos grandes profissionais, todos portugueses, que nele participaram, dos fornecedores e mestre de obra aos serralheiros, colocadores de pedra, estucadores. Todos eles, com o seu saber de experiência feito, contribuíram para que não tivessem existido problemas, apenas desafios a ultrapassar. Estou orgulhosa da minha equipa", salienta.
Aninhada em colinas verdejantes, a moradia deixa-se ‘abraçar’ pela natureza, que atenua a sua faceta aparentemente mais rígida. O projeto de arquitetura tem a assinatura de Manuel Augusto Ramalho Antunes. Em dois pisos e 850m2, o arquiteto estruturou quatro suítes, sala de estar, de jantar e de estudo, escritório, cozinha, amplas varandas, zonas de serviço, tudo isto coroado por uma piscina interior, sala de jogos, barbecue e uma pista de jogging à volta do jardim. "O meu papel foi pegar numa casa onde ainda não havia ligação entre o espaço existente e a família que nele pretendia viver e conferir-lhe identidade e conforto", salien­ta Gracinha Viterbo. A intervenção da Viterbo Interior Design acabou por ser total. "Reposicionei e concebi uma nova escada, o desenho das portas principais, todas as carpintarias, cozinha, iluminação, pavimentos, piscina e lareiras".

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras