Nas Bancas

Decoração: Arte no campo

Abrigada entre árvores, acariciada pela brisa do oceano, uma casa, na Comporta, onde se mesclam sensações e estilos.

CARAS Decoração
24 de junho de 2016, 14:00

A aposta na arquitetura contemporânea em plena área rural sugere, por si só, paixão pelos contrastes. Carmo Amaro, a dona desta casa, não é uma mulher convencional. Pianista de profissão, designer de vocação, é também fundadora, com o designer Nuno Benito, da Carpet Diem, empresa de tapetes inspirados "na felicidade, amor e amizade", com desenho e fabrico próprios.
Carmo comprou o terreno na Comporta, onde esta moradia foi construída, há quase 30 anos, numa época em que não havia uma única casa nas imediações. "Andava à procura, com a minha família, de uma segunda casa, perto da praia e de Lisboa, para me 'desligar' durante os fins de semana. Apaixonei-me por este lote, pela tranquilidade e privacidade que a floresta de sobreiro e pinheiro lhe conferem", recorda. A casa viria a surgir uns bons anos depois: uma construção de linhas direitas, simples, com grandes panos de vidro e um interior com uma colossal sala de 100m2, repartidos por um duplo pé-direito, com mais de cinco metros, e um mezanino de guardas transparentes, que pouco espaço deixa para a imaginação. "Gosto de espaços amplos e de peças grandes. Ter fotos em grande formato nas paredes dá-me uma sensação de conforto", explica Carmo Amaro. A designer compôs uma harmoniosa sinfonia decorativa, marcada pela fusão de eras e estilos. Uma atraente mistura, sem pretensões, porém muito eficaz, de elementos barrocos com peças vintage e design de referência: Charles e Ray Eames, Eero Saarinen, Verner Panton, Tom Dixon, só para mencionar alguns. "Também trouxemos mobiliário usado de outras casas e um piano que era da minha mãe, que toco com frequência", salienta.
Mas os pilares da decoração são, inevitavelmente, os tapetes, de cores exuberantes, que animam a atmosfera e a relacionam com a natureza envolvente.
Lá fora, uma magnífica piscina rodeada de árvores e um jardim. "É o meu lugar preferido. Fazemos muita vida lá fora, comemos ao ar livre, nadamos, cuidamos das flores", relata Carmo com um entusiasmo quase tão contagiante quanto a alegria e a paz que emanam da sua casa e que nos impele a dizer "muito obrigado"!

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras