Nas Bancas

Decoração: Dias de lazer

Em comunhão com a natureza semisselvagem, uma família usufrui de uma moradia, com 110m2, construída com evidentes preocupações ecológicas. Pelo ateliê RRJ Arquitectos.

CARAS Decoração
4 de setembro de 2015, 14:00

A paisagem semisselvagem com grande proximidade ao mar, em Tróia, determinou a construção de uma moradia familiar no Eco-Resort Tróia, do Grupo Pestana. Tem cerca de 110m2 de área, respeita valores de uma vivência sustentável e promove um permanente convívio com a natureza. "Conceptualmente, a moradia foi estudada no sentido de po­tenciar e contornar a morfologia do terreno, recorrendo a um sistema construtivo sobre 'palafitas', o volume destaca-se do solo tocando-lhe apenas pontualmente, minimizando a sua interferência. A horizontalidade do volume é quebrada pelo ritmo introduzido nas fachadas através de ripados verticais. São estes painéis em ripado, colocados no exterior dos envidraçados, que vão assegurar a privacidade na moradia", descrevem Rui Pinto Gonçalves e Susana Baeta, RRJ Arquitectos, responsáveis pelo projeto. Racionalizar recursos, utilizar materiais de reduzido impacto ecológico e manter praticamente inalterada a paisagem circun­dante foram preocupações latentes. Dentro de casa, seguiu-se idêntica filosofia na seleção de mobiliário a cargo de Madalena Roquette: linhas simples, prático, apenas o essencial.
A casa promove a comunhão diária entre todos os habitantes, a zona social ganha prota­gonismo. Cozinha, sala e área de refeições fazem parte de um open space que se prolonga até uma desafogada varanda com vista para a piscina e orientada no sentido de desfrutar da envolven­te. Inevitavelmente associada ao conforto, a madeira é material presente, tanto em revestimentos, pavimento e tectos como em parte do mobiliário.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras