Nas Bancas

Decoração: Minho verde

No meio da serra minhota, uma casa de campo, dinâmica e contemporânea, com amplas aberturas para o exterior.

CARAS Decoração
12 de agosto de 2015, 14:00

Localizada em Vila Verde, uma pequena vila pertencente ao distrito de Braga, esta habitação térrea apresenta uma área total coberta de 286m2, distribuídos por duas cozinhas, sala comum de 116m2, quatro quartos e duas casas de banho. "Trata-se de uma casa de fins de semana e férias. Queríamos um espaço no campo onde pudéssemos vir uns dias para relaxar", revela Isabel Santos, da Empatias, a proprietária e também a responsável pela decoração dos interiores. "Comprámos o terreno há 14 anos. Já existia uma casa velha com um pequeno anexo (onde é agora a cozinha do forno de lenha). Da casa velha fizemos umas ruínas, onde foram plantadas duas bétulas, por onde se faz a entrada. Seguidamente decidimos fazer a casa, projetada pelo arquiteto Zulmiro Pereira. A porta é da autoria de Paulo Neves, escultor. Na sala, as portas abrem-se, havendo uma ligação direta com o jardim."
A palavra-chave do projeto, desenvolvido em função das características do terreno onde está inserido, é integração – seja dentro, entre os ambientes, seja lá fora, entre a construção, volume retangular com amplas aberturas envidraçadas, e a natureza, num irresistível convite à vida ao ar livre. "É uma casa de linhas muito simples, onde se conjuga o betão e o vidro", nota Isabel Santos. "Queríamos que a frente da casa fosse toda em vidro para aproveitar a vista desafogada. A ideia era também trazer todo o verde do Minho para dentro. Há dois jardins interiores, assim como um pátio. Ou seja, es­tá-se dentro de casa tendo a impressão de que se está lá fora", continua. "A construção está inserida num terreno com 4.000m2, em pleno Minho, no meio de uma serra com vista para sul, o que nos proporciona ar puro e uma vista maravilhosa. À noite, é fabuloso ver todo o vale e o Bom Jesus de Braga, ao longe, com todas as suas luzes... Neste local ainda se consegue ver as estrelas, o que é magnífico!"

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras