Nas Bancas

Decoração: Casa de férias

É neste refúgio que uma família descansa de um ano de trabalho e contempla a paisagem do litoral alentejano.

CARAS Decoração
2 de julho de 2015, 14:00

Em todos os projetos de arquitetura, Inês Madeira segue um método próprio sem, com isto, impor gostos e vontades. O seu trabalho passa por perceber os ambientes em que as pessoas se sentem confortáveis e adaptar a decoração àquilo que lhe vão solicitando a cada desafio. Foi isto que, mais uma vez, colocou à prova quando aceitou decorar esta moradia de férias situada no litoral alentejano. Tal como na culinária, também a decoração não exige que se seja fiel a receitas. Muito menos a ditames da moda. "Não é um trabalho em série, implica paixão, entrega e capacidade de nos adaptarmos a cada caso específico", explica a arquiteta, reconhecendo que o facto de conhecer os clientes possibilitou uma abordagem diferente, mas nem por isso tornou as funções menos exigentes. A casa apresenta um enquadramento perfeito com a envolvente e privilegia do contacto direto com o mar, à qual se soma a entrada de muita luz natural.
Construído de raiz pelo ateliê Getib Arquitectos, o imóvel, de três pisos, conta com compartimentos funcionais e matérias-primas contemporâneas, nomeadamente a utilização do micro­cimento no piso e bancadas. Um material
que não requer grande manutenção, "apenas deve ser limpo com água. Os riscos e as marcas que aparecem ao longo do tempo são próprios do uso e necessários para o microcimento deixar transparecer as suas características e imagem pela qual todos o conhecem", sublinha Inês Madeira que, embora manifeste aqui uma tendência por objetos em ferro e madeira, rejeita a designação do chamado 'estilo industrial'.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras