Nas Bancas

Decoração: Refúgio de férias

A informalidade aliada à mescla de peças, afetos e memórias define esta casa, em Azeitão, reabilitada pela arquiteta Joana Borges de Carvalho.

CARAS Decoração
25 de junho de 2015, 14:00

Em Azeitão, um projeto de reabilitação, composto por um espaço de 50m e anexo de 100m, assinado por Joana Borges de Carvalho"É uma casa de férias alugada pelos meus pais na minha infância e adquirida por nós há cerca de 10 anos", conta a arquiteta. "O resultado é uma mistura dos vários projetos que fui desenvolvendo na minha cabeça ao longo dos anos vividos ali e as exigências de conforto do meu marido, cujo contributo foi essencial para me ajudar a desbloquear sempre que me sentia demasiado influenciada por questões sentimentais".
Segundo Joana Borges de Carvalho, a área total de construção foi mantida: "Na casa, localizaram-se a sala e a cozinha separadas pela única parede interior que se manteve por ter 60cm de espessura e foi imperativa na definição destes dois espaços, ligados por um vão também existente que se manteve sem porta, por forma a ligar visualmente as divisões e a conferir um carácter mais familiar e descontraído aos ambientes. No anexo (antes da intervenção, inabitável, de fraca qualidade arquitetónica e construtiva), localizaram-se os quartos, as casas de banho e a lavandaria".
A relação entre os dois volumes (casa e anexo) pretendia-se informal."O branco passou a ser o elemento de ligação, pontuado por portadas em chapa metálica cor de ferrugem. O verde existente ajudou na composição e integração dos volumes", refere a arquiteta."O branco total conseguiu-se com a substituição da telha marselha por telha plana vidrada de branco na casa e com a constituição de uma laje de cobertura plana no anexo", prossegue. "Alguns pequenos desvios na linha contínua que constituía a fachada do anexo foram suficientes para lhe conferir a leveza e o equilíbrio que faltava".

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras