Nas Bancas

Decoração: Valorizar a vida

Na Lapa, visita a um projeto contemporâneo desenvolvido pela Branco sobre Branco, de acordo com a vivência da sua proprietária.

CARAS Decoração
24 de junho de 2015, 14:00

O bairro da Lapa, no coração de Lisboa, serve de morada a este apartamento com 170m2, o resultado da requalificação de uma antiga casa apalaçada encomendada, em 1840, ao mestre João Santos, conceituado construtor civil da época. Hoje, o edifício recuperado pelo arquiteto Lima Mayer e pelo engenheiro Appleton foi transformado num conjunto de contemporâneos apartamentos que preservam traços da arquitetura de época e a sua agradável envolvente verde. A proprietária desta habitação desafiou o ateliê Branco sobre Branco a desenvolver um projeto de interiores tendo em conta a sua vivência discreta, gosta de receber em casa os amigos num clima confortável, despretensioso, sem grandes formalidades. Assim sendo, as zonas sociais foram protagonistas. Foi a seu pedido também que a cor azul ganhou preponderância e que houve a preocupação de associar peças de valor sentimental a outras de autor: "Deu-nos liberdade criativa, mas esteve sempre muito atenta às nossas opiniões sobre a necessidade de haver um fio condutor em toda a casa para que o resultado fosse harmonioso. Houve também a preocupação de manter e assumir a traça arquitetónica do edifício", referem as designers.  
Sendo o azul uma cor constante, esta aparece misturada com uma paleta de tons naturais, palha e neutros, caso dos beges, cinzas claros, brancos. Em casa, todo o mobiliário desenhado pela Branco sobre Branco tem linhas retas, o que traz um toque de contemporaneidade aos ambientes. No exterior, um dos objetivos foi valorizar o jardim com uma decoração minimal, só almofadas decorativas e poucos acessórios, como é o caso dos photophores que ao fim do dia quando acesos trazem tranquilidade e bem-estar. 

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras