Nas Bancas

Decoração: Mundo novo

No Porto, uma moradia totalmente reabilitada e adaptada a uma forma contemporânea de viver. 

CARAS Decoração
18 de junho de 2015, 14:00

"Há cerca de 10 anos soube que uma estrutura em ruínas, em tempos utilizada como garagem e habitação, estava à venda", conta o atual proprietário desta casa, localizada na Foz/Nevogilde, no Porto, com uma área total de 226m2. "Contactados os herdeiros e após se confirmar uma excelente exposição solar e distribuição de luz pelo edifício, avan­çou-se para a aquisição, realizando-se as obras de reabilitação, com adaptação do pré-existente. Não foi esquecida a particularidade de deter um espaço exterior que funcionaria como centro distribuidor de luz natural pelas diversas divisões e espaços"
"A intervenção no edifício, bastante degradado, manteve a volumetria original da casa", revela o arquiteto Tiago Meireles, responsável pelo projeto de reabilitação. "Este procurou reorganizar todo o conjunto (a antiga garagem, por exemplo, deu origem à sala) e melhorar o sótão, extremamente baixo, através do 'levantar' do telhado", prossegue. "A decoração está presente na arquitetura, tendo sido facilitada pela inclusão de vários elementos decorativos mas com função. A escada aberta sobre a sala assume-se como protagonista. A estante que serve de guarda permite e funciona como elemento decorativo. O elemento/estante que alberga o recuperador de calor e a lenha, bem como a TV, permite organizar o espaço da sala. O pátio central exterior assume-se como elemento organizador do conjunto, sendo um espaço vital na vivência da casa, e a sua relação direta com a cozinha potencia o seu uso como espaço de refeições ao ar livre".

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras