Nas Bancas

Decoração: Vista para o mar

Moradia familiar na costa alentejana, um projeto da arquiteta Inês Madeira.

CARAS Decoração
27 de maio de 2014, 15:00

Localizada na Costa Vicentina, a habitação é constituída por 10 divisões distribuídas por dois pisos, totalizando uma área de 300m, acrescidos de um terraço com 125m. "Trata-se de uma casa de família criada para um casal que recebe filhos e netos", revela a arquiteta Inês Madeira, do ateliê Getib Arquitectos, que assina a decoração e o projeto de arquitetura. "Este é caracterizado por uma linguagem contemporânea, com áreas consideráveis e uma organização interna muito cuidada e funcional. É importante salientar que a casa funciona ao contrário do habitual, quartos em baixo e zona social no primeiro andar, privilegiando a luz e vista de mar", nota, continuando: "Trata-se de um espaço potencializado pela intervenção e capacidade desta em reunir os pontos fortes da moradia. O objetivo maior era dotá-la de conforto, cor e tirar partido da iluminação natural".
Contrariamente às zonas privadas, enquanto ambientes acolhedores e propícios ao recolhimento, os espaços de convívio, como a sala ou cozinha, "são intensos na utilização da luz e dos seus reflexos, através de espelhos ou cores vivas", observa a arquiteta. "A utilização de obje­tos com acabamentos vidrados ou brilhantes permite acentuar e melhorar a distribuição de luz. O resultado, nestas áreas comuns, é criar uma sensação de estar in/out, ou seja, transpor para o interior toda a vida do exterior sem descurar o bem-estar".

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras