Nas Bancas

Há novas sardinhas à solta

São 28 as criações que se juntam a um cardume de 80 sardinhas de faiança

CARAS
18 de julho de 2018, 18:51

Há novas sardinhas na coleção Sardinha by Bordallo, uma iniciativa da marca centenária Bordallo Pinheiro, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa. O cardume fica composto com mais 28 novas criações, alinhadas com o ADN da coleção, em que a criatividade é a 'arma' que dá lugar a propostas inesperadas, na reinterpretação de um dos maiores símbolos da capital: a sardinha.

Uma das novidades da nova coleção Sardinha by Bordallo é a “Sardinha do Dia”, em puro vidro manual, integralmente soprada à mão. De edição limitada a 172 exemplares, é este ano apresentada também uma criação do artista Isaque Pinheiro, batizada 'Puxa Brasa'.

Destaca-se, também, a nova parceria firmada com o World Press Cartoon, com duas criações que se debruçam sobre dois temas mais fraturantes da atualidade: o assédio sexual sobre mulheres, e o drama dos migrantes que arriscam diariamente a travessia pelos mares, fugindo de conflitos de guerra e esperando uma vida melhor.

Na nova coleção, criações ainda do chef argentino Chackall e do ator e humorista Rui Unas A pensar nos fãs de futebol e em ano de Mundial, nasceu a “Sardinha Gooolo!”, à qual se juntam nesse campeonato as sardinhas “vermelha”, “azul” e “verde”, da autoria de André Letria. Tipicamente lusitanas são as quatro novas sardinhas da autoria de Ana Sofia Gonçalves: “Bacalhau”, “Tinto”, “Táxi” e “Porta da Mouraria.

A imortal história de amor entre o Infante D. Pedro e da D. Inês de Castro é homenageada pelo traço da ilustradora francesa Rebecca Dautremer. Pedro e Inês renascem, apaixonados, em duas sardinhas icónicas, que podem ser compradas em conjunto, ou em separado. Também a história de um amor da rainha da pop por Lisboa é contada na sardinha “Madonna Alfacinha”, uma caricatura à cantora americana e à experiência da rainha da pop por terras lisboetas.

Directamente das águas agitadas das redes sociais, chega a sardinha “Maria Amor”, fruto de um concurso de criatividade lançado pela Bordallo Pinheiro, do qual se sagrou vencedora por votação dos fãs das redes sociais da marca a ilustradora Maria Tex.

Contam-se ainda nas novidades de 2018, as sardinhas que saíram do concurso anual de criatividade da EGEAC: “Uma Casa Portuguesa”, “Naperão”, “Lisboa à Mesa”, “Old Sardine”, “Jeans”, “Eu Gosto é do Verão”, “Adeus Lisboa”, “Festa Doméstica”, “Ginjinha da Sardinha” e “Noite de Verão”, são uma verdadeira ode à cidade de Lisboa.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras