Nas Bancas

Decoração: Casa ecológica

Em Formentera, uma casa bucólica respeita os valores ecológicos da região numa atmosfera em estilo provençal.

CARAS Decoração
21 de outubro de 2016, 14:00

Manuel, o proprietário desta casa, é um apaixonado por Formentera e por tudo aquilo que representa, enquanto um dos últimos redutos baleares ainda não massificados por hordas de turistas. Situada a sul de Ibiza, a ilha é fértil em praias de águas turquesa encaixadas em enseadas e recantos de paisagem natural selvagem.
Uma das características que ainda fazem da ilha um paraíso natural é o esforço dos seus habitantes (e de alguns visitantes) na preservação do meio ambiente. Enquanto o arquipélago circundante sofre com o turismo desenfreado, aqui o respeito pela natureza é levado a sério, o que significa lutar pela sobrevivência de uma cultura e por valores que noutras paragens mediterrânicas já foram esquecidos.
Adepto confesso desta postura ecológica, Ma­nuel desde sempre elegeu Formentera para descansar e passar alguns dias de férias, por isso, a descoberta desta casa veio concretizar um sonho acalentado há muito pelo proprietário. Apesar dos rigores do clima da ilha, em que dias escaldantes e extremamente ventosos quebram por vezes a pacatez da região, Manuel ambicionava por uma casa de cariz bucólico, tranquila, de traça tradicional e que respeitasse antes de mais o meio natural, por isso, esta habitação veio a revelar-se a escolha ideal e os argumentos a favor foram muitos.
Planta térrea, em forma de U, com todas as divisões com acesso direto ao exterior ou a um pátio, como é o caso dos quartos (tal como as construções tradicionais espanholas) e um alpendre que percorre toda a casa, eis as principais características que convenceram o proprietário a adquiri-la.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras