Nas Bancas

A nova série Visitor foi apresentada em janeiro último em Paris, na Maison&Objet, desta vez, as figuras em cerâmica têm 75cm de altura e 11 quilogramas.

A nova série Visitor foi apresentada em janeiro último em Paris, na Maison&Objet, desta vez, as figuras em cerâmica têm 75cm de altura e 11 quilogramas.

CARAS Decoração: Design social

Numa localidade do sul da Bahia, Brasil, responsabilidade social, consciência ambiental e sustentabilidade deixaram de ser há muito meras disciplinas retóricas.

Patrícia Rocha
31 de março de 2011, 10:37

É a partir da argila, na diversidade de pigmentos, dos tons ocres, verdes e vermelhos, e das peças de uma artista plástica interventiva, que nasce um projeto que envolve na atualidade toda uma comunidade.

Selma Calheira, designer da região de Ibirataia, Bahia, tinha um sonho, fazer da sua arte fonte de sustento para um povo carenciado que outrora se dedicava quase exclusivamente ao cultivo do cacau. Através das suas criações, frutas e flores de grandes dimensões, em cerâmica, e com os pigmentos que a terra dá, Selma, em conjunto com o marido, fundou a Cores da Terra, fábrica que agora emprega um punhado de artesãos que executam com qualidade e perfeição as peças da artista plástica. O sucesso da produção veio trazer esperança e uma nova perspetiva de vida a uma população empenhada em valorizar a sua região através da exploração racional de recursos naturais. Atualmente, a empresa dedica-se a produzir a série Visitor II, encomenda da empresa de design belga Gardeco.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras