Nas Bancas

World Press Photo 2014 já está em Lisboa

As melhores fotos podem ser vistas no Museu da Eletricidade até ao dia 24 de maio.

30 de abril de 2014, 14:05

O WorldPress Photo é o mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo. Osgalardões são atribuídos em nove categorias a fotógrafos de todo o mundo quetrabalham em diferentes áreas do jornalismo. Esta é 57.ª edição da competiçãoque ao longo do tempo já premiou 4 fotojornalistas portugueses. O grandevencedor este ano foi o norte-americano Jonh Stanmeyer, da revista NationalGeographic.
Em 2013, Daniel Rodrigues venceu o 1.º prémio na categoria VidaQuotidiana com uma fotografia intitulada Futebol na Guiné-Bissau, uma imagem a preto e branco que mostra um jogo de futebol num campo de terra batida. Em 2007, Miguel Barreira alcançou o3.º lugar na categoria Desporto em Ação. Afotografia premiada retrata o desportista Jaime Jesus a cair de uma onda dequatro metros, durante uma competição de bodyboard na Nazaré.

Em 1994, CarlosGuarita ficou em 1.º lugar na categoria de Ciência e Tecnologia com umtrabalho fotográfico sobre uma demostração de armamento, na Grã-Bretanha. EduardoGageiro foi o primeiro fotógrafo português a ganhar um prémio no World PressPhoto, quando, em 1974, uma fotografia do General Spínola captada por si alcançouo 2.º lugar na categoria Retrato.
Signal é otítulo da fotografia com a qual Jonh Stanmeyer conquistou o 1.º lugar dacompetição. Mostra os migrantes na costa de Djibouti a tentar apanhar uma redede telemóvel na vizinha Somália, onde as chamadas são mais baratas. Djibouti éum local de trânsito para várias pessoas da Somália, Etiópia e Eritreia quepretendem emigrar para a Europa ou para o Médio Oriente à procura de melhorescondições de vida.
Este ano,pela primeira vez, a visita à exposição terá um valor de 2 euros. As receitasrevertem a favor da  Fundação Gil.
O WorldPress Photo 2014 estará em exibição até ao dia 24 de maio, no Museu daEletricidade, dando a conhecer os trabalhos dos 53 fotógrafos premiadosoriundos de 25 países. O júri é composto por um conjunto de fotógrafos,editores de imagem, curadores e críticos de fotografia.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.