Nas Bancas

a.jpg

André Carvalho

Praia do Norte recebe mais um Capítulo Perfeito

Na sua 5.ª edição, o Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong muda-se para a Nazaré.

Divulgação
16 de dezembro de 2015, 17:53

O concelho da Nazaré vai acolher em 2016 a quinta edição do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong, depois de nos dois últimos anos o evento se ter realizado em Carcavelos, Cascais. O palco deste evento especial que reúne os melhores tube riders (surfistas especializados em tubos) de Portugal e do mundo será a Praia do Norte.
Depois de ter contribuído para colocar Peniche (onde foram realizadas as duas primeiras edições) e Cascais no trilho dos “caçadores” de ondas perfeitas, o Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong vai ter lugar pela primeira vez na Nazaré, hoje um destino incontornável na rota do surf nacional e também internacional. Embora se tenha tornado mundialmente famosa pelas ondas gigantes e perfeitas que o chamado Canhão da Nazaré é capaz de gerar em dias de grande ondulação, a Praia do Norte é também capaz de produzir dos tubos mais intensos que a costa portuguesa tem para oferecer, beneficiando agora de um evento que prima pela perfeição e consistência das ondas para solidificar o seu estatuto enquanto a praia mais versátil e completa de Portugal para desportos de mar.
O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong despede-se, assim, da praia de Carcavelos, onde em anos anteriores coroou como campeões dois grandes nomes do surf internacional, o português Nic von Rupp (2014) e o brasileiro Bruno Santos (2015). Embora com novo destino em 2016, a organização do evento congratula a autarquia de Cascais, nas pessoas do presidente Carlos Carreiras e vice-presidente Miguel Luz, pelo apoio e incentivo prestados desde o início, agradecendo também a colaboração da comunidade local de surfistas e bodyboarders, que gentilmente cederam as excelentes ondas de Carcavelos para a realização das provas.
Com a realocação do evento na Praia do Norte, a organização do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong volta a reforçar o conceito original do evento, que visa promover a diversidade e qualidade da costa portuguesa percorrendo os seus vários surf spots de classe mundial. Depois de receber alguns dos melhores big riders (surfistas de ondas grandes) do mundo no inverno dos últimos cinco anos, a Praia do Norte prepara-se agora para ser palco de um espetáculo diferente mas igualmente intenso e vibrante, com protagonistas à altura das condições perfeitas que a Nazaré oferece.
“Agradecemos toda a hospitalidade com que fomos recebidos no concelho de Cascais, onde fomos sempre bem tratados e apoiados no nosso objetivo de fazer o Capítulo Perfeito crescer”, disse o organizador do evento, Rui Costa. “Foram dois anos maravilhosos mas chegou a hora de virar uma nova página no Capítulo. Em 2016 assentamos base na praia mais conhecida de Portugal mundialmente, indo ao encontro dos nossos interesses de tornar o evento cada vez mais internacional. Agradecemos o esforço do município da Nazaré para acolher o Capítulo Perfeito e comprometemo-nos a proporcionar mais um espetáculo inesquecível aos atletas e aos fãs de surf em todo o mundo”, concluiu.
Quem recebeu com agrado a notícia da chegada do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong à Praia do Norte foi Bruno Santos, vencedor em Carcavelos no início deste ano e presença certa na edição de 2016 (via wildcard). O surfista brasileiro elogiou as características da famosa praia da Nazaré, mostrando-se entusiasmado com a decisão da organização. “Carcavelos e Supertubos são ondas alucinantes, mas a ida do Capítulo Perfeito para a Praia do Norte é uma escolha acertada. Tem tudo a ver com o formato do campeonato e é uma onda que tem estado em evidência nos últimos anos. Todo o mundo conhece a Nazaré pelas ondas enormes, pelas maiores ondas do mundo, mas é um lugar que funciona muito bem até 6 ou 8 pés, então tem tudo para ser um show de tubos grandes e ser uma das melhores edições de sempre do Capítulo”, afirmou.
O Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong é um evento especial cujos participantes são escolhidos pelo público através de votação online, a partir de uma lista de nomes previamente elaborada pela organização em conjunto com uma Comissão de Notáveis especialmente convocada para o efeito, tendo como objetivo apurar o melhor tube rider entre atletas nacionais e estrangeiros. O evento tem como premissa realizar-se em ondas grandes, tubulares e perfeitas, apresentando um período de espera de dois meses durante o qual as previsões são monitorizadas por especialistas de forma a garantir que a competição decorre nas melhores condições de surf possíveis. Os surfistas escolhidos pelo público são notificados da realização da prova com apenas 72 horas de antecedência.
A lista de surfistas candidatos à edição de 2016 do Allianz Capítulo Perfeito powered by Billabong será apresentada em Conferência de Imprensa agendada para o início de janeiro.

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras