Nas Bancas

Jorge Bergoglio, arcebispo emérito de Buenos Aires, é o novo Papa

Os 115 cardeais elegeram esta quarta-feira o novo chefe da Igreja Católica. Tem 76 anos.

Redação CARAS
13 de março de 2013, 19:14

O Papa que vai suceder a BentoXVI foi eleito no segundo dia de conclave e na terceira votação, tendo sidoescolhido por pelo menos 77 dos 115 cardeais reunidos na Capela Sistina. Eram19h06 em Roma (18h06 em Lisboa) quando saiu fumo branco da chaminé e os fiéisreunidos na Praça de São Pedro gritaram Habemus Papam.
Pouco mais de uma hora depois, o cardeal francês Jean-Louis Taurananunciou que o argentino Jorge Bergoglio,arcebispo emérito de Buenos Aires, é o novo chefe da Igreja Católica. Osul-americano era apontado como uma escolha pouco provável, devido à sua idade,uma vez que já tem 76 anos. Escolheu o nome Francisco.
O novo Papa é descrito como um intelectual jesuíta e é conhecido pela suapostura simples e pela sua preocupação com a pobreza. Em fevereiro de 2001,quando foi nomeado cardeal por JoãoPaulo II, por exemplo, convenceu os argentinos a não viajarem para Roma. Emvez disso, pediu que doassem o dinheiro que gastariam na viagem aos mais carenciados.
Nos últimos anos, o seu percurso ficou marcado por uma forte oposição aocasamento entre pessoas do mesmo sexo na Argentina, pela defesa do uso de contraceçãopara evitar a propagação de doenças, por nunca ter sido envolvido em escândalose por não se opor ao diálogo com outras religiões.
Na sua primeira aparição pública como Papa, Bergoglio pediu a todos ospresentes na Praça de São que se juntassem a ele numa oração por Bento XVI, aquem agradeceu pelo trabalho que fez. O novo chefe da Igreja Católica pediuainda aos fiéis que rezassem por ele antes de se despedir.
Este primeiro contacto com as pessoas ficou marcado pela simplicidade daspalavras e pelo seu ar bem-disposto e descontraído.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras