Nas Bancas

1.jpg

Getty Images

Cardeais começam a preparar conclave para escolher novo Papa

A primeira congregação de cardeais, preparatória do conclave que vai eleger o sucessor de Bento XVI, começou na Aula Nova do Sínodo, no Vaticano, pouco depois das 09h30 locais (08h30 em Lisboa)

Lusa
4 de março de 2013, 12:01

A estes encontros, duranteos quais será marcada a data do conclave, assistem 150 cardeais, dos 207 queintegram o Colégio cardinalício, esperando-se que os restantes cheguem entre odia de hoje e quarta-feira.
Os "media" italianos apontaram para 11 de março comodata de início do conclave, mas o presidente do colégio de cardeais, AngeloSodano, afirmou que a data só será fixado depois de todos os "cardeaiseleitores" chegarem a Roma.
Outro objectivo destas congregações é identificar, entre oscardeais, os candidatos a líder de 1,2 mil milhões de católicos.
"Vamos demorar o tempo que for preciso para pensar em quetipo de papa a Igreja precisa agora", disse o cardeal francês AndreVingt-Trois.
"Gostaria de ter um poliglota, um homem de fé, um homem dediálogo... O novo papa terá seguramente de se confrontar com os problemasexistentes na Cúria" romana, o governo da Igreja Católica, acrescentou.
O pontificado de oito anos de Bento XVI foi frequente dominadopelas intrigas do Vaticano e os escândalos de pedofilia na Europa e América doNorte, ocultados durante décadas por responsáveis da Igreja.
Um total de 115 cardeais eleitores - com menos de 80 anos de idade- deverá participar no conclave.
O Vaticano afirmou já esperar que um novo papa seja eleito antes daPáscoa, a data mais importante no calendário cristão, que este ano se celebra a31 de março.

Palavras-chave

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras