Nas Bancas

2017.02.04

Sofia Ribeiro mostra fotografia inédita da mama, tirada após diagnóstico de cancro

Consegues vê-lo?

Este sábado, 4 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, Sofia Ribeiro partilhou uma mensagem de alerta para os sintomas, pela primeira vez, mostrou uma imagem da sua mama quando lhe foi diagnosticada a doença.
“Sabes o que é o cancro?

‘É a proleferacao anormal de células. Um conjunto de células forma um tecido que por sua vez formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente a células crescem e dividem-se dando lugar a outras células.

Algumas vezes esse processo corre mal.

Formam-se células novas sem que o organismo necessite e ao mesmo tempo as células velhas não morrem. Este conjunto de células a mais forma um tumor.’

Consegues vê-lo?

Dia 4 de fevereiro pode não significar muito para ti, para mim também não significava...Mas hoje é um dia que fala sobre mim e sobre milhões de pessoas especiais. Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Que seja um dia de sensibilização, para lembrar o quanto ainda estamos longe do lugar certo, mas que seguimos no bom caminho!

Vamos aproveitar a data para informar mais sobre o que é o cancro e como ‘preveni-lo’.

Não é só usar o lacinho rosa na camisa em dias de calendário. É partilhar, espalhar informação para diminuir os diagnósticos tardios, a incidência e melhorar a vida de quem está em tratamento.

É fundamental mudar a maneira como olhamos para o cancro.

É uma doença grave? Sim, é!

É uma doença difícil? Muito!

É uma sentença de morte? Não!

Todos corremos risco de morrer, ou não estivéssemos todos vivos. Muitos casos poderiam ser evitados se os hábitos de vida fossem mais saudáveis. Praticar atividade física regularmente, evitar o tabaco, restringir o consumo de álcool, ter uma alimentação saudável e equilibrada (dando prioridade a alimentos não industrializados, além de frutas e verduras em abundância). Aprender controlar o stress e a ansiedade, são algumas formas de diminuir a nossa possibilidade de desenvolver a doença. Sabias que apenas alguns tipos de cancro são diretamente ligados a mutações genéticas?

Conhece o teu corpo, faz os teus exames, fica atento aos sinais e procura um médico se sentires alguma alteração.

Ter cancro não é uma escolha, prevenir é. Bora fazer a nossa parte?”, escreveu a atriz na legenda da imagem.

Sofia Ribeiro

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras