Nas Bancas

0jpg.jpg

2016.12.26

Oceana Basílio homenageia o avô

Vou amar-te sempre.

“E este dia é sempre repetitivo mas nosso. Só por ser tua neta sou feliz hoje e sempre prometi e cumpro essa missão . A guitarra toca baixinho porque é hora de dizer-te todo o bem que tenho em meu peito...O grande amor da minha vida. Não há um dia que me lembre e não chore de saudade e felicidade por teres sido a melhor prenda que um neto pode ter.
... não obstante todos que amo e sabem disso.
Parece que foi ontem.
Passamos o Verão juntos a trabalhar no Beira-Mar.
Dezembro, tinhas chegado de Cuba, e estavas bronzeado e lindo, sentamos no Beira Mar na mesa 17, tinhas um chapéu estranho, ris-te e disseste, ‘não notas nada de diferente?’ , eu disse, ‘não’, tiraste o chapéu e tinhas rapado o cabelo, fiz um ar triste, sorri e disse, ‘Avô, já sabes que não podes cortar o cabelo ou a barba sem a minha autorização’, sorriste.
Disse que queria ir a Londres no dia a seguir e tu como sempre ofereceste a viagem e incentivo. Sai a correr despedimos com um beijo e parti no dia seguinte.
Dia 24, tu não ligavas, que estranho, pois nunca tinha acontecido... tal como falarmos à meia noite da passagem de ano onde quer que estivéssemos, era um pacto sagrado. Ligo para Portugal ninguém atende, estranho, dia 25 recebo uma informação do hotel para ligar com urgência, ligo novamente e dizem ‘tens de vir para Portugal’.
Com ajuda de uma amiga consegui um bilhete na mesma noite, a ansiedade de chegar e perceber como estavas o que se tinha passado, fez-me ficar doente, com febre, coisa rara em mim. Cheguei ao Aeroporto de Faro na manhã do dia 26 às 10h15m, ligo para todos, ninguém atende, queria um táxi queria ir ter contigo ao Hospital, falo com um primo e diz que partiste às 10h, cheguei atrasada, fui a única que não me despedi.
Tu sabias e não nos contaste, não quiseste ver ninguém sofrer, aguentaste sozinho a querer saborear a vida nos meses que te restavam até ao dia que te foi impossível esconder mais. Talvez o teu dia de Natal tenha um significado especial. Queria tanto ter falado contigo, ter estado do teu lado, ter dado milhares de beijos sentir o teu cheiro, e ter dito que te amava mais que tudo. Sempre te disse mas nesse dia bastava dizer ao teu olhar. Hoje tento dizer constantemente o que sinto, para que não fique nada por dizer.
Sinto muitas saudades tuas, é bom, enquanto o sentir tu viverás em mim.
Não entendo as leis da vida, também acho que não gostava de perceber.
Lembro o por do sol que me oferecias, lembro os filmes que amavas, lembro de me dares moedas para ir ao cinema ao ar livre, lembro do último filme que adoraste, ‘A Vida é Bela’, disseste, ‘tens de ver’ e hoje cada vez que o vejo acho que gosto mais dele porque tu gostavas.
Lembro de fecharmos o restaurante a cantar Grândola Vila Morena, lembro do teu cheiro sempre perfumado, lembro das tuas mãos porque eram lindas, lembro do único castigo que me deste e foi porque parti uma flor com maldade, lembro de me deitar contigo e de me cantares as musicas que te pedia, lembro-me dos bilhetes que te deixava no carro e que tu respondias, lembro das vezes que ri e chorei nos teus braços, lembro de quanto te preocupavas quando andava de mota à noite, lembro de me levares a mim e às amigas para sair à noite e depois ires buscar, lembro de adormecer nas mesas do restaurante contigo a cantar...enfim... lembro de tanta coisa, lembro de como me mimaste, lembro de como me amaste.
Tive a sorte de ter um ser Humano maravilhoso como Avô. E os nossos amigos sabem do que falo.
No último postal que me escreveste disseste que tinhas orgulho na mulher que me tinha tornado, e que dava tudo sem pedir nada em troca, aprendi contigo.
Vou amar-te sempre.
E como dizias acontece aos animais, porque somos todos, e eu não tenho culpa dessas coisas...”
, escreveu a atriz Oceana Basílio no Facebook, na legenda de uma fotografia do seu avô.

Oceana Basílio

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras