Nas Bancas

2016.04.12

Famosos recordam Francisco Nicholson

O ator morreu esta terça-feira, aos 77 anos.

O ator, dramaturgo e argumentista Francisco Nicholson morreu hoje, aos 77 anos, em casa. Entretanto são já muitos os amigos e colegas de profissão que reagiram à notícia nas redes sociais.
Sandra Celas: “O Francisco Nicholson deu-me uma das notícias mais felizes da minha vida. Em 2002 eu arrastava-me penosamente pelos corredores da SICNotícias onde ainda trabalhava como jornalista e já não aguentava mais. Tinha feito um casting para uma novela e andava a fazer contas á vida e a pensar que a minha não podia seguir assim....Não sei se era nisto que pensava enquanto fumava um cigarro no corredor ( na altura ainda fumava) quando ele apareceu á minha frente e me disse para eu ir ao gabinete dele que queria falar comigo. Eu fui. Ele olhou para mim, ia fazer uma pausa dramática (coisa de actores) e disse-me "sabe o que eu tenho para lhe dizer? ". Eu devo ter começado a fazer logo uma expressão de felicidade incrédula, que ele não conseguiu sustentar mais o suspanse e lá me disse que tinha sido a escolhida para o papel. Começou a rir-se de mim e disse-me que já há muito tempo não via uma cara tão feliz....E a verdade é que eu fui a pessoa mais feliz do mundo nesse momento! Outros episódios especiais se passaram com ele durante a gravação dessa primeira novela...mas o mais especial foi sem dúvida este. Quando pensar em ti Francisco Nicholson, felicidade será sempre a primeira palavra a aparecer no horizonte. Muita luz na travessia. Força para toda a família”
Nuno Markl: “O massacre continua. Desaparece um homem que fez Revista na época em que a Revista fazia mais sentido que nunca, que experimentou novas maneiras de fazer humor (o duo com Armando Cortez no programa Riso e Ritmo, nos anos 60, era de uma velocidade e de uma loucura ainda impressionantes) e, nos anos 80, foi o mítico inspector Serôdio de Vila Faia, polícia que merecia ter tido direito à sua própria série de spin-off. Descanse em paz, Francisco Nicholson.”
Luísa Ortigoso: “Mais um companheiro que parte. Mais um buraco aberto. Até sempre Chico!”
Marco Delgado: “Tive a honra e privilégio de trabalhar com o Francisco num dos meus primeiros trabalhos em televisão... Homem culto, sábio, bondoso e generoso. Grande abraço de condolências à família. Bj grande Sofia Nicholson. RIP”

Catarina Furtado: “Que ano tão triste para a cultura! Francisco Nicholson deixou-nos hoje...fisicamente. A sua obra como actor, dramaturgo e argumentista continuará a ser uma fonte de inspiração para todos aqueles e aquelas que se entregam inteiros à representação mas também para as novas gerações. Sou uma privilegiada por ter podido trabalhar com o Francisco! Dei corpo e voz a uma personagem criada por si, a Isabel, da novela Ganância, transmitida pela SIC. Nunca me irei esquecer da sua entrega e da sua amabilidade! Um beijinho para ti, Sofia. E até sempre, Francisco!”
Ana Isabel Arroja: “Ainda estou a processar. Sofia Nicholson minha mana, minha querida amiga, lamento profundamente...”
Rita Ferro Rodrigues: “Não me lembro de um ano tão cruel para as artes. Demasiadas despedidas. Hoje foi o querido Francisco Nicholson. Um gigante autor, um verdadeiro mestre para tantas gerações. Era também um querido amigo do meu adorado avô Eduardo. Que este o receba com um abraço, num qualquer palco de outro plano, onde tantos e tão bons já se encontram, certamente entre textos, gargalhadas, música e muitas palmas. Assim os imagino. Um abraço muito terno à Magda, à Sofia e restante família e amigos”
José Fidalgo: “Até sempre... Francisco Nicholson”
Sofia Ribeiro: “Outro enorme que nos deixa. Mais um dos muito raros magníficos! Uma referência. Mais um triste dia... Outra grande perda para o nosso país. Bem sei que a festa lá e em cima deve ser de arromba mas a verdade é que por aqui, ainda faziam muita falta. Sr. Francisco Nicholson, foi uma enorme honra poder privar consigo. Obrigada pela generosidade e carinho que sempre teve comigo e por tudo e tanto que nos deu. Onde quer que esteja um sorriso enorme para o Xico e uma valente salva de palmas. Força queridas Sofia e Magda”
Jessica Athayde: “Este ano não nos está a dar uma pausa. Um beijinho muito grande para ti Sofia. RIP Francisco Nicholson.”

CARAS

Comentários

ATENÇÃO: ESTE É UM ESPAÇO PÚBLICO E MODERADO. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

Nas Bancas

Newsletters

Receba grátis no seu email as notícias, as últimas caras!

Caras Nas Redes

Mais na Caras